Kanban Prospect: o que é e quais seus componentes?

kanban-prospect

Assim como o Business Model Canvas, o Kanban Prospect tem o objetivo de auxiliar na visualização dos aspectos importantes da sua gestão, mais especificamente na área comercial.

A principal diferença entre estes dois modelos é a sua finalidade, onde o Business Model Canvas contribui para gestão de empresas enxutas. Já o Kanban Prospect tem a finalidade de contribuir para a prospecção de clientes, tornando as empresas em verdadeiras máquinas de prospectar e vender.

Portanto, continue lendo e entenda:

  • Origem do Modelo Kanban!
  • Quais os grupos do Kanban Prospect?

 

Lembrando que é sempre importante contar com o apoio de uma empresa experiente em Inside Sales para melhorar sua prospecção.

kanban-prospect

Origem do Modelo Kanban!

O modelo Kanban foi criado no Japão pelo engenheiro industrial Taiichi Ohno para a Toyota, com a finalidade de melhorar a produção e gerenciamento de atividades com poucos recursos.

O principal motivo da criação e adoção deste modelo foi a visível desvantagem competitiva entre a Toyota e empresas automotivas dos Estados Unidos.

Foi baseado neste modelo simples e intuitivo que muitos modelos para visualização de pontos importantes em gestão foram criados.

A razão da sua popularização é permitir ver os aspectos mais importantes para que você tome melhores decisões e organize as informações.

Nos dias atuais é possível encontrar diversos modelos diferentes de Kanban.

Já o Kanban Prospect é uma evolução deste modelo inicial, focado na prospecção, contribuindo para a estratégia Outbound.

 

Quais os grupos do Kanban Prospect?

Este modelo para prospecção é uma das principais ferramentas utilizada por nós, aqui na 2B, para aquisição de novos prospectos.

Inclusive tivemos a oportunidade de realizar um Workshop chamado de Bootcamp Conversão10x sobre este tema em Belo Horizonte. 

Assim como o Kanban original, o Kanban Prospect tem três elementos básicos, que são: quadro, colunas e cartões.

As colunas, ou seja, os componentes são divisões dentro do quadro, cada um com a finalidade de representar um ponto importante na visualização da prospecção.

Já os cartões são as informações que nós adicionamos as colunas de forma organizada e para que seja possível atualizar com facilidade. Por isso utilizamos as famosas notas adesivas (Post-it) de diversas cores.

 

Os componentes são agrupados assim:

 

  • Atividades do cargo do prospecto;

São as atividades rotineiras e/ou pontuais do cargo do prospecto.

 

  • Dores do prospecto;

É a razão fundamental pela qual o prospecto irá procurar a sua empresa e, após passar pelo funil de vendas, irá adquirir a sua solução.

 

  • Sonhos do prospecto;

São as vontades e aspirações do prospecto dentro de seu negócio, como por exemplo ter uma equipe comercial de alta performance.

 

  • Case de resolução de dores;

São cases de sucesso implantados por sua empresa, na qual sanou as dores de um cliente específico, preferencialmente no nicho no qual o prospecto analisado está inserido.

 

  • Case de conquista de sonhos;

São os sonhos obtidos através de sua solução, com base em cases implantados em outros clientes.

 

  • Produtos ou serviços que a sua empresa oferta;

São os produtos ou serviços que irão solucionar os problemas de determinado prospecto, gerando valor para o mesmo e para a sua empresa.

 

  • Formato de cadência de prospecção;

É o fluxo de cadência que será utilizado para que a sua empresa realize o primeiro contato com o prospecto.

 

  • ICP (Perfil do Cliente Ideal);

É o seu Perfil de Cliente Ideal. É interessante ter o ICP bem definido no Kanban Prospect para entender se o prospecto cumpre as exigências mínimas para adquirir a sua solução, assim como saber se a sua empresa tem a capacidade para atender determinado prospecto com base em suas dores e seus sonhos.

 

  • Melhores formas para entrar em contato.

São os touchpoints para trabalhar as tentativas de conexão com o prospecto dentro do fluxo de cadência. Quais são os melhores canais de aquisição de clientes para a sua empresa em determinado nicho?

Para o preenchimento do quadro com as informações, é necessário definir um Perfil de Cliente Ideal real, pois será a partir dele que todo o restante será feito.

 

Conclusão sobre o Kanban Prospect

Como você pode perceber durante a leitura do artigo, o Kanban Prospect é uma ótima maneira de visualizar o processo completo de prospecção de clientes.

As atividades no Kanban ajudam o time de prospecção a realizarem os passos necessários para chegarem até o prospecto e conseguirem agendar reuniões para o time de vendas.

 

Veja aqui como ter alta performance para aumento de vendas!

Quero receber um diagnóstico gratuito da minha empresa.

 

Se você gostou deste conteúdo compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
Caso tenha alguma dúvida sobre este tema deixe nos comentários, pois estamos à disposição para responder e ajudar.
Picture of Paulo Victor Barbosa
Paulo Victor Barbosa

Como consultor já atuou em projetos de consultoria em gestão e inside sales, ministrou cursos e treinamentos e tem uma visão ampla de Gestão de Negócios.

Especialista em gestão de tráfego, automações, estratégias de marketing e vendas B2B e B2C para alavancar resultados através da criação de uma Máquina de Vendas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *