Como usar métricas de negócio para ajudar nas vendas?

Inicialmente, além de realizar vendas com consistência é preciso medir com qualidade, por isso é importante entender as métricas de negócio.

Além disto, sem que exista uma medida confiável, seu negócio não terá bons resultados ou não será possível identificar quais os resultados obtidos.

Continue lendo e entenda:

  • Por que acompanhar métricas de negócios?
  • Quais métricas de negócio acompanhar?

Lembrando que para ter resultados é preciso ler o artigo até o final e depois colocar as dicas apresentadas em prática.

metricas-de-negocio

Por que acompanhar métricas de negócios?

Em princípio, todo empreendedor sabe que é preciso ter registro e acompanhamento dos indicadores de resultado.

Dessa forma, as métricas de negócios são importantes para ter uma visão clara e objetiva sobre como a empresa está funcionando.

Por essa razão, é fundamental que você tenha em mente que registrar os resultados e criar uma rotina de acompanhamento é essencial.

No entanto, muitos empresários – até mesmo os experientes – tendem a focar apenas no lucro ou indicadores puramente financeiros.

Isto é, sem ter uma visão ampla do negócio o faturamento, assim como o lucro, podem ser comprometidos por outros fatores, como a produtividade.

Assim sendo, procure registrar e acompanhar as métricas de negócios, e sempre que possível cruzar informações para obter mais clareza sobre sua empresa.

 

Quais métricas de negócio acompanhar?

Em suma, há inúmeros indicadores que podem contribuir para o acompanhamento saudável das atividades da empresa.

Todavia, alguns indicadores são melhores para esclarecer a situação sobre as vendas.

Somente para exemplificar, veja os indicadores abaixo:

 

MRR ou ARR

Em síntese, a receita recorrente mensal (do inglês monthly recurring revenue), é determinada pelo ganho regular da empresa durante um mês inteiro, desconsiderando taxas pouco habituais, como por exemplo, taxa de implantação.

Da mesma forma, a receita recorrente anual, pode auxiliar no acompanhamento de fluxo financeiro regular, porém, sobre o período de um ano.

Assim sendo, a queda brusca deste indicador sem um motivo determinado pode incentivar uma busca maior por novos clientes.

 

Ticket Médio

Este indicador pode ser facilmente calculado com base no MRR, ou a partir de uma média encontrada entre valor investido por cliente e período de permanência média.

Além de auxiliar na manutenção das atividades esse indicador pode ser utilizado para gerar maior margem de lucro, se houver esforço para aumentar a percepção de valor sobre o serviço prestado.

 

CAC

O custo de aquisição de cliente é um dos principais indicadores que precisa acompanhar, pois ele é determinado pelo custo despendido para cada novo cliente que sua empresa consegue adquirir.

Desse modo, um valor muito alto pode diminuir sua margem de lucro e por consequência inviabilidade uma estratégia de escala para seu negócio.

Assim sendo, procure investir de forma inteligente em anúncios, ferramentas e pessoas para que esse valor seja sempre menor.

 

Churn Rate

Este indicador é determinado principalmente pelos cancelamentos, isto é, em geral é uma porcentagem em relação ao total de clientes atuais.

Assim como o indicador anterior esta métrica deve ser baixa, e você como empreendedor precisa buscar diminuir sempre que possível.

De outro modo, ao ter uma taxa alta e permanecer crescendo, significa que seus clientes estão saindo da empresa e sua carteira de clientes está diminuindo.

 

LTV

De origem inglesa, a expressão lifetime value, ou em bom português, valor do tempo de vida do cliente, é a métrica que calcula quanto um cliente gera de receita para sua empresa.

Isto é, você pode encontrar essa média por meio do calculo do ticket médio e tempo de permanência média dos clientes, ou utilizando a taxa de cancelamento.

De qualquer modo, faz-se necessário investir sempre no Sucesso do Cliente para que seu empreendimento retenha sempre o cliente por mais tempo e garanta sua satisfação.

 

Para Concluir!

Por fim, como é possível notar na leitura deste artigo as métricas de negócios são essenciais para entender o funcionamento da sua empresa.

Além disto, acompanhar estes indicadores e fazer cruzamentos de dados pode contribuir para a tomada de decisão em busca de escala e previsibilidade.

 

LEIA TAMBÉM: Lead Scoring: o que é? Qual a sua importância?

Quero receber um diagnóstico gratuito da minha empresa

 

Se você gostou deste conteúdo compartilhe com seus amigos nas redes sociais e também no Whatsapp.

Caso tenha alguma dúvida sobre este tema deixe nos comentários, pois estamos à disposição para responder e ajudar.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Comentários

Postagens recentes

Receba um diagnóstico gratuito!

Modernize seu processo de vendas agora, antes que seus concorrentes o façam.
Fale com um de nossos consultores e entenda os gaps no seu processo e acelere seu crescimento.