soft-skills

Em princípio, além de dominar as ferramentas e conhecer os procedimentos técnicos é importante desenvolver as Soft Skills.

Isto é, por meio dessas habilidades você será capaz de aumentar sua capacidade de vender.

Continue lendo e entenda:

  • O que são Soft Skills?
  • 8 Soft Skills que ajudam a vender mais!

Lembrando que para ter os resultados esperados é essencial ler o artigo até o final e, posteriormente, colocar as recomendações em prática.

soft-skills

O que são Soft Skills?                              

Em síntese, as Soft Skills são habilidades que todos nós podemos desenvolver e que não são necessariamente técnicas ou ligadas ao trabalho que fazemos.

Assim sendo, todas as vezes que buscamos aperfeiçoar a nós mesmo, estamos melhorando nossas Soft Skills.

Somente para ilustrar, ter uma boa comunicação não é obrigatório, contudo pode ser um bom diferencial para aumentar o network ou realizar vendas.

Desse modo, muitos profissionais e empreendedores focam seus recursos em aperfeiçoar essas qualidades.

Além de ajudar nas vendas e outras áreas profissionais, essas habilidades podem ser úteis no dia a dia em outros âmbitos.

 

8 Soft Skills que ajudam a vender mais!

Em suma, desenvolver novas habilidades é sempre interessante, contudo existem algumas que são essenciais para melhorar as vendas.

Veja abaixo alguns exemplos:

 

Boa Comunicação

Ter uma boa comunicação não é obrigatório, como já mencionamos anteriormente, porém ter essa facilidade pode contribuir nas vendas.

Isto é, conseguir expressar seus pensamentos para outra pessoa encurta o caminho entre prospecto e cliente.

Desse modo, procure desenvolver o hábito de analisar sua própria comunicação com o objetivo de melhorá-la.

Assim sendo, em pouco tempo você perceberá um aperfeiçoamento entre o que você diz e o que as outras pessoas entendem.

 

Persuasão

A capacidade de convencer as outras pessoas a fazerem algo que é do seu interesse contribui muito para as vendas.

Por esse motivo, procure investir tempo nessa prática, evitando, é claro, exageros que são incômodos.

Somente para ilustrar, encontrar interesses em comum entre a pessoa com a qual está falando e você, pode ajudá-lo a persuadi-la a fazer o que deseja.

 

Bom Ouvinte

Em princípio, todos nós escutamos as outras pessoas e interagimos com elas.

Todavia, ser um bom ouvinte depende da nossa capacidade de se interessar pelo outro e o que ele tem para dizer.

Desse modo, entender a realidade do cliente contribuir nas vendas, por isto foque em ouvir atentamente e com interesse genuíno.

 

Empatia

Uma das habilidades mais importantes para vender é conseguir pensar como seu prospecto pensa.

Assim sendo, procure exercitar essa Soft Skill de colocar-se no lugar do outro e ver a realidade sob o seu ponto de vista.

Nesse mesmo sentido, leve em consideração o contexto do seu prospecto para negociar e criar uma proposta que se adapte melhor ao seu perfil.

 

Inteligência Emocional

Além de interagir com outras pessoas, é fundamental saber lidar com as próprias emoções.

Em um processo de prospecção podem ocorrer alguns imprevistos e alguns profissionais desanimam.

Desse modo, perdem o interesse em continuar a prospecção e como consequência suas vendas diminuem.

Por essa razão, invista na sua inteligência emocional, educando melhor a si mesmo para lidar com as mais diversas emoções.

 

Curiosidade

Em suma, ter curiosidade é correr o risco de pensar diferente e procurar pelo novo.

Assim sendo, foque algum tempo para desenvolver sua capacidade de combinar elementos que já existem para gerar novas soluções.

Isto é, com o mundo em constante transformação faz-se necessário ter a habilidade de pensar em alternativas para os produtos, serviços e processos que ficam obsoletos.

 

Gestão de Tempo

Um dos tópicos mais procurados na internet por profissional é sobre gestão de tempo.

Desse modo, encontrar caminhos para ter uma agenda organizada e eficiente pode contribuir muito para ter mais resultados.

Além disso, ter mais tempo para realizar prospecção e vendas contribui diretamente nos resultados obtidos.

 

Flexibilidade

O que ocorre com frequência na vida dos profissionais que realizam vendas é a alteração de horários de reuniões, entrevistas e demonstrações.

Portanto, é relevante desenvolver a capacidade de ser flexível quando é necessário.

Se adaptando a novas formas de realizar o mesmo trabalho e reavaliando oportunidades para obter o máximo de resultados.

 

Para Concluir!

Por fim, como é possível notar na leitura deste artigo, não basta conhecer e praticar os processos e técnicas para vender. É preciso ter Soft Skills bem desenvolvidas.

Isto é, saber lidar melhor com as outras pessoas e com você mesmo ajuda nas vendas e nos resultados alcançados.

 

Veja aqui 5 motivos para investir em Inside Sales em 2020.

Quero receber um diagnóstico gratuito da minha empresa.

 

Se você gostou deste conteúdo compartilhe com seus amigos nas redes sociais e também no Whatsapp.

Caso tenha alguma dúvida sobre este tema deixe nos comentários, pois estamos à disposição para responder e ajudar.

Picture of Paulo Victor Barbosa
Paulo Victor Barbosa

Como consultor já atuou em projetos de consultoria em gestão e inside sales, ministrou cursos e treinamentos e tem uma visão ampla de Gestão de Negócios.

Especialista em gestão de tráfego, automações, estratégias de marketing e vendas B2B e B2C para alavancar resultados através da criação de uma Máquina de Vendas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *