Nos dias atuais, a publicidade que interrompe a experiência do prospecto está cada vez menos impactante, sendo complementada pela produção de conteúdo.
Criar um relacionamento com o seu prospecto é o principal foco hoje na hora de vender um produto ou serviço.
Se você ainda não produz conteúdo de qualidade para sua empresa, pode apostar que seus concorrentes estão ganhando seu mercado.
O que é produção de conteúdo?
A produção de conteúdo existe por diversos motivos, seja para gerar alcance, frequência, Brand Equity, assim como facilitar as vendas.
Basicamente as empresas produzem textos, imagens, vídeos e áudios com conteúdo relevante e de qualidade. O conteúdo deve ser extremamente relevante para a persona, visto que é através dele que você poderá começar o relacionamento, assim como qualificar os leads no funil de vendas.
Estes conteúdos serão distribuídos por diversos meios digitais como as mídias sociais, blog, lista de e-mail, lista de transmissão no Whatsapp, etc.
O objetivo principal no curto prazo é qualificar o seu cliente para consumir o seu produto, seus serviços, e, no longo prazo, criar uma marca forte e consistente.
Criar autoridade e posicionamento!
Ao criar conteúdo de qualidade com periodicidade para um blog, por exemplo, você estará criando autoridade para você e sua marca.
Cada vez que seus clientes visitarem seu site, seja por meio de pesquisa no Google, ou referência nas redes sociais, eles saberão mais sobre suas habilidades.
A confiança que temos em familiares e amigos vem da convivência, de passar tempo junto e ter muitos temas em comum. O mesmo acontece com marcas e empresas. Nós confiamos mais naquelas que conhecemos e sabemos que geram resultados.
Neste mesmo momento, você poderá definir um posicionamento, do mesmo modo que aquele amigo que entende de informática. Sempre que você tem alguma dúvida procura ele para algum esclarecimento ou pedir ajuda. Nas empresas funcionam da mesma forma.
Como seus prospectos saberão que você vai ajudá-los? Produzindo conteúdo de qualidade e tirando suas principais dúvidas.
Criar relacionamentos com produção de conteúdo e divulgação
Em outro artigo falamos de Inside Sales e nele comentamos sobre fluxo de cadência.
Um caminho pelo qual o seu prospecto percorre desde o reconhecimento da existência da sua empresa até o momento de ligar e fechar uma venda.
Esse processo é, geralmente, automatizado por um software que envia conteúdos regularmente para seus prospectos.
Quando você usa na sua estratégia de marketing a produção de conteúdo de qualidade, também diminuirá seus custos de aquisição.
Pois, como já explicamos anteriormente, um bom conteúdo regular pode criar um laço de confiança entre você e seu cliente, diminuindo assim o seu esforço para conquistá-lo ou até mesmo o tempo gasto por vendedores explicando coisas que já poderiam ter sido esclarecidas por algum conteúdo.
Lembrando que mesmo vendendo para outras empresas, quem toma decisão de comprar e vender algo é um ser humano. Por isso é importante criar conteúdos e gerar relacionamento.
Melhorar o ROI
Outro motivo interessante para investir na produção de conteúdo é diminuir o custo de aquisição de clientes. Só por isso você já terá resultados melhores no seu retorno sobre investimento.
Além de conseguir fazer mais vendas, seus clientes serão mais qualificados, entendendo sobre seus serviços e produtos.
Por consequência, o gasto com atendimento também diminui, pois eles saberão como lidar com diversas situações explicadas em seus conteúdos.
Outro ponto interessante é evitar o “cliente problema”, que contrata seus serviços sem entender os resultados que pode alcançar com você. Estes clientes não valorizam seus serviços e cobram resultados não mencionados na venda ou contrato, desperdiçando o tempo da sua equipe.
Para Finalizar…
A produção de conteúdo, como podemos ver, tem muita importância nos dias atuais por complementar os anúncios tradicionais.
Pode ser usado em diversos meios para prospectar, se posicionar no mercado, criar um relacionamento com prospectos, diminuir custos com atendimento e até reduzir custo com qualificação de clientes.
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