Como o marketing de conteúdo pode aumentar suas vendas?

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O principal motivo das empresas existirem é realizar vendas, ou seja, satisfazer as necessidades das pessoas através de suas soluções. O marketing de conteúdo é uma estratégia utilizada pelas maiores empresas do mundo para facilitar as conversões no processo de vendas.

A internet mudou a maneira como as pessoas consomem conteúdo. Hoje o público tem escolha, ele não precisa mais ver na hora que a emissora quer e em horários específicos. Nós definimos nosso próprio tempo e podemos escolher se queremos ver conteúdos de grandes ou pequenas empresas, até de indivíduos.

Além disso, as pessoas não querem receber qualquer conteúdo. Existe um filtro onde elas decidem qual tipo de conteúdo é mais valioso e relevante para elas. Por isso, esta estratégia é baseada na criação de conteúdos relevantes, atraindo as pessoas, engajando as mesmas e gerando negócios futuros.

Enfim, o conteúdo é criado com algum objetivo, seja ele gerar leads, segmentar os leads no funil de vendas, aumentar o alcance da marca, engajar, aproximar o cliente da sua marca ou gerar autoridade em seu segmento, diminuir custos, educar o mercado… Porém, neste artigo focaremos em como a estratégia de marketing de conteúdo pode impactar nas suas vendas.

Continue lendo e entenda:           

  • Por que usar marketing de conteúdo?
  • Quais as vantagens ao utilizar uma estratégia de marketing de conteúdo?
  • Públicos e personas;
  • Como usar o marketing de conteúdo?

 

Lembrando que é sempre importante contar com o auxilio de uma empresa experiente em Inside Sales para desenvolver uma estratégia eficaz de vendas e produção de conteúdo.

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Por que usar marketing de conteúdo?

Dentro do método Inside Sales há uma preocupação muito grande em conseguir leads ou prospectos qualificados. Diferente do passado, onde as empresas produziam algo e depois tentavam empurrar esse produto ou serviço para os clientes, não é mesmo?

O motivo principal de uma empresa existir é desenvolver e ofertar soluções que contribuam para a resolução de um problema ou desafio. Neste mesmo aspecto, o marketing de conteúdo é relevante no processo de vendas, tanto para atração, quanto para prospecção. Sabe porque?

Pois ao produzir conteúdo, você consegue alcançar mais pessoas, gerar mais valor para a sua empresa e solução, além de engajar e qualificar leads e prospectos.

É importante lembrar que o conteúdo proposto deve ter relevância para os leads ou prospectos. Por exemplo: GUIA MICHELIN – Marca de Pneus fazendo catálogos de restaurantes incentivando as pessoas a viajarem de carro com um motivo: gerar demanda para o mercado.

Ou também as receitas de doces que são disponibilizadas nas latas de Leite Moça, que tem como objetivo ensinar algo para as pessoas e fortalecer uma compra recorrente.

Agora que você já entendeu que o marketing de conteúdo é importante para gerar alcance, engajamento e valor para a sua empresa e solução, a seguir mostraremos quais as maiores vantagens desta estratégia.

 

Quais as vantagens ao utilizar uma estratégia de marketing de conteúdo?

Ao utilizar o marketing de conteúdo para promover sua solução, a sua empresa terá vantagens em diversos aspectos, inclusive melhorando seu faturamento.

Um dos pontos principais é ter maior alcance e profundidade no relacionamento com o prospecto, sem que seja necessário o aumento da verba em anúncios pagos. Isto ocorre, por exemplo, devido ao compartilhamento de conteúdos de alto valor em redes sociais, onde há a presença da logo, site ou referência do site da empresa. Quando uma dúvida comum entre os prospectos é respondida ou uma vantagem é apresentada sem ser uma oferta direta, aumenta as chances de serem compartilhadas.

Há também a vantagem de qualificar os leads ou prospectos no funil de vendas, e avançá-los na jornada de compras, para comprarem quando estiverem mais preparados para usufruir da solução da sua empresa.

A estratégia de marketing de conteúdo aplicada ao funil de vendas permite que você entregue o melhor conteúdo para as pessoas. Um conteúdo que resolve um problema, para pessoas específicas e no momento certo. Por este motivo é importante alinhar quais conteúdos serão disponibilizados em cada etapa do funil. Com isso, você poderá saber o nível de interação, através de ferramentas como RD Station, que cada lead ou prospect tem com os conteúdos oferecidos, sabendo se é a hora certa ou não de ofertar um produto ou serviço.

Além disso, um lead ou prospect engajado, diminuirá muito os custos da sua empresa (por exemplo, diminuirá o tempo que cada vendedor gasta qualificando uma venda), pois ele já terá um conhecimento prévio sobre sua solução. Se o prospecto em questão tiver dúvidas ou alguma confusão, isto pode ser resolvido com os conteúdos produzidos pela empresa.

 

PÚBLICOS E PERSONAS

Agora que já sabemos porque o marketing de conteúdo é importante e quais são as suas vantagens, devemos saber que antes de colocar em prática a criação de conteúdos, você precisa entender para quem você está ofertando este conteúdo. Veja mais nos próximos parágrafos.

 

“Não sei o segredo do sucesso, mas o do fracasso é querer agradar a todos”

Herbert Bayard Swope

Qual a importância de saber o público certo para você compartilhar os seus conteúdos?

  • Não perder tempo tentando agradar pessoas que não se interessam;
  • Fazer conteúdos melhores e direcionados para as personas;
  • Escolher canais mais eficientes;

 

Você pode aprender mais sobre seu público alvo e suas personas observando o comportamento deles, percebendo como eles interagem em redes sociais ou utilizando o Google Analytics para saber como eles interagem com o seu site. Assim, você poderá saber qual conteúdo está impactando mais e gerando melhores resultados, além de entender onde precisa de melhorias.

Contudo, ressaltamos a importância de definir os formatos que o conteúdo será disponibilizado (vídeo, aúdio, texto, imagem, realidade virtual). Não só isto, mas também definir os canais de aquisição de leads ou clientes, como: blogs, redes sociais ou e-mail.

Resta agora entender como aplicar esse conceito na sua operação de vendas.

 

Como usar o marketing de conteúdo?

Antes de montar a sua estratégia de conteúdo, é interessante que você se faça estas 3 perguntas:

  • Por que eu estou fazendo marketing de conteúdo?
  • Para quem estou produzindo determinado conteúdo?
  • Como eu farei? Quais conteúdos, quais formatos, quais mídias?

 

Estas perguntas te ajudarão a montar a estratégia perfeita de criação e promoção do conteúdo, visando atrair leads e convertê-los em vendas.

O primeiro passo é entender a jornada de compra, onde você vai identificar as etapas pelas quais o cliente passa até adquirir sua solução. Quais são suas principais características de acordo com o perfil de cliente ideal, e também quais suas principais dúvidas em cada etapa do funil de vendas.

Após esta etapa de mapeamento, vem de fato a produção de conteúdo, que deve focar em contribuir para a jornada de compra. O conteúdo acelera o processo de amadurecimento do prospecto até o momento de ofertar a solução em uma interação humana.

Os tipos de conteúdos a serem produzidos serão determinados pelo seu mercado, de acordo com a plataforma que seu público consome. É importante focar em entregar o máximo de valor para as pessoas certas, assim como qualificar os prospectos que tem maiores chances de comprar, mas ainda tem dúvidas sobre a solução.

Além disto, é possível produzir demonstrações em alguns casos para clientes que já tenham algum nível de qualificação e precisam de experimentação real para tomar a decisão final. Vídeos e tutoriais mostrando a solução proposta em funcionamento são interessantes neste estágio.

 

Para Concluir!

O marketing de conteúdo, como podemos notar no artigo, tem uma importância muito grande nos dias atuais, por diversos motivos.

O principal motivo é facilitar as vendas e aumentar o faturamento através de mais informações, detalhes e demonstrações da solução da sua empresa.

Resumindo: você deve criar uma estratégia que irá explicar porque você está criando determinado conteúdo, para quem e como ele será disponibilizado. Após isso, é hora de executar a estratégia, escolhendo os melhores formatos e canais, criando conteúdos para o funil de vendas e trabalhando a geração e qualificação de leads.

 

Veja aqui como ter alta performance para aumento de vendas!

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Paulo Victor Barbosa

Como consultor já atuou em projetos de consultoria em gestão e inside sales, ministrou cursos e treinamentos e tem uma visão ampla de Gestão de Negócios.

Especialista em gestão de tráfego, automações, estratégias de marketing e vendas B2B e B2C para alavancar resultados através da criação de uma Máquina de Vendas.

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