Como identificar o estágio do prospecto na jornada de compra!

Saber como identificar o estágio do prospecto na jornada de compra pode aumentar muito suas chances de vender.

Por este motivo vamos explicar neste artigo:

  • Como é possível identificar o estágio atual de um prospecto dentro da jornada e como utilizar isto a seu favor.

Para tanto é necessário primeiro entender quais são os estágios, veja mais a seguir.

estágio-do-prospecto-na-jornada-de-compra

Quais são os estágios da jornada de compra?

Diferente do pensamento comum, o cliente não é uma pessoa que ficou interessado e comprou um produto. Isto varia de acordo com o produto e seu grau de necessidade para o cliente. Ou como a solução resolve os problemas do cliente.

Em razão desta barreira, é necessário traçar uma jornada de compra. Ela possibilita identificar estágios e assim aumentar suas vendas, ofertando a solução no momento certo, pelo preço correto. Isso sem perder o cliente por ofertar cedo demais ou por demorar.

O primeiro estágio é quando o cliente descobre que tem um problema, seja por pesquisas em um buscador, seja por um amigo ou nas redes sociais.

Em seguida a jornada passa por outros estágios como reconhecimento do problema, consideração da sua solução e decisão em adquirir a sua solução.

Para cada etapa, o cliente estará em um estágio diferente de qualificação para adquirir sua solução.

Caso queira saber mais sobre o tema jornada de compra, recomendamos fortemente a leitura de outro artigo aqui no blog. Se ficou interessado, clique aqui.

Agora que já entendemos melhor o que são os estágios e quais são eles, precisamos descobrir como identificar o estágio de cada prospecto.

 

Como identificar o estágio do prospecto na jornada de compra?

Para você identificar o estágio do prospecto é necessário ter alguns conhecimentos técnicos dentro da área de métricas. Em geral, é necessário usar recursos como um site, listas de e-mail, e ferramentas que permitem medir interações dentro das redes sociais.

Se você tem acesso a esse tipo de dado é possível analisar com mais profundidade o perfil de cada prospecto. Assim como saber em qual estágio ele está e como proceder em cada caso.

 

Maneiras de identificação do estágio do prospecto na jornada de compra

A primeira maneira de identificar o estágio do prospecto é através das visitas no seu site procurando por mais informações sobre sua solução.

Se oferece, por exemplo, um catálogo com seus produtos em troca do e-mail do prospecto, é possível enviar em seguida um e-mail confirmando seu interesse em algo em particular.

É possível também identificar o seu interesse de acordo com o setor do site que ele visitou, como, por exemplo, dentro da área de tecnologia, se ele procurou por notebooks.

Outra maneira interessante de entender o comportamento do prospecto é através das suas interações dentro do e-mail marketing.

Veja se o prospect está clicando em algum botão, assistindo um vídeo ou realizando o download de algum material.

Há ferramentas que automatizam a mudança do prospecto de um estágio para outro de acordo com estas interações. Pois, o prospecto demonstrou estar engajado em saber mais sobre sua solução.

Outra maneira bem interessante de entender melhor qual estágio o seu prospecto está é através de questionário com algum benefício.

Neste questionário o prospecto pode oferecer mais informações sobre seu perfil, quais seus interesses e como ele acredita que pode resolver seu problema. E para aumentar as chances dele responder é relevante oferecer uma recompensa.

Ao final do questionário o cliente pode receber um tutorial completo, um arquivo com dicas de uso do produto. Pode receber até mesmo algum tipo de desconto ou vantagem para adquirir a solução que você oferece.

 

Para Concluir…

Como você pode notar neste artigo, conhecer e entender a jornada de compra é importante para ofertar no momento certo.

Se ofertar sua solução cedo demais o cliente pode não comprar por falta de confiança no produto ou na empresa.

Porém, se demorar muito, pode perder o cliente para a concorrência.

Você também pode perceber que há estágios dentro da jornada de compra e pode identificá-los através de ações automáticas ou através de ações pontuais e direcionadas.

Pedir mais informações ao prospecto durante as interações e oferecer algum tipo de vantagem também pode ser interessante e traz ótimos resultados.

 

Veja aqui como ter alta performance para aumento de vendas!

Quero receber um diagnóstico gratuito da minha empresa

Se você gostou deste conteúdo compartilhe com seus amigos nas redes sociais e também no Whatsapp.
Caso tenha alguma dúvida sobre este tema deixe nos comentários, pois estamos à disposição para responder e ajudar.
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Comentários

Postagens relacionadas

Receba um diagnóstico gratuito!

Modernize seu processo de vendas agora, antes que seus concorrentes o façam.
Fale com um de nossos consultores e entenda os gaps no seu processo e acelere seu crescimento.