Como identificar o estágio do prospecto na jornada de compra!

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Saber como identificar o estágio do prospecto na jornada de compra pode aumentar muito suas chances de vender.

Por este motivo vamos explicar neste artigo:

  • Como é possível identificar o estágio atual de um prospecto dentro da jornada e como utilizar isto a seu favor.

 

Para tanto é necessário primeiro entender quais são os estágios, veja mais a seguir.

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Cena da série “Friends”.

 

Quais são os estágios da jornada de compra?

Diferente do pensamento comum, o cliente não é uma pessoa que ficou interessado e comprou um produto. Isto varia de acordo com o produto e seu grau de necessidade para o cliente. Ou como a solução resolve os problemas do cliente.

Em razão desta barreira, é necessário traçar uma jornada de compra. Ela possibilita identificar estágios e assim aumentar suas vendas, ofertando a solução no momento certo, pelo preço correto. Isso sem perder o cliente por ofertar cedo demais ou por demorar.

O primeiro estágio é quando o cliente descobre que tem um problema, seja por pesquisas em um buscador, por um amigo ou nas redes sociais.

Em seguida a jornada passa por outros estágios, que são: reconhecimento do problema, consideração em solucionar este problema e decisão em adquirir a sua solução.

Para cada etapa, o cliente estará em um estágio diferente de qualificação para adquirir sua solução.

Caso queira saber mais sobre o tema jornada de compra, recomendamos fortemente a leitura de outro artigo aqui no blog. Se ficou interessado, clique aqui.

Agora que já entendemos melhor o que são os estágios e quais são eles, precisamos descobrir como identificar o estágio de cada prospecto.

 

Como identificar o estágio do prospecto na jornada de compra?

Para você identificar o estágio do prospecto é necessário ter alguns conhecimentos técnicos dentro da área de métricas. Em geral, é necessário usar recursos como um site, listas de e-mail, e ferramentas que permitem medir interações dentro das redes sociais.

Se você tem acesso a esse tipo de dado é possível analisar com mais profundidade o perfil de cada prospecto. Assim como saber em qual estágio ele está e como proceder em cada caso.

 

Maneiras de identificação do estágio do prospecto na jornada de compra

A primeira maneira de identificar o estágio do prospecto é através das visitas no seu site procurando por mais informações sobre sua solução.

Se você oferece, por exemplo, um catálogo com seus produtos em troca do e-mail do prospecto, é possível enviar em seguida um e-mails relevantes que o façam avançar na jornada.

É possível também identificar o seu interesse de acordo com o setor do site que ele visitou, como, por exemplo, dentro da área de tecnologia, se ele procurou por notebooks.

Outra maneira interessante de entender o comportamento do prospecto é através das suas interações dentro do e-mail marketing.

Veja se o prospect está clicando em algum botão, assistindo um vídeo ou realizando o download de algum material.

Há ferramentas que automatizam a mudança do prospecto de um estágio para outro de acordo com estas interações. Pois, o prospecto demonstrou estar engajado em saber mais sobre sua solução.

Existem diversas ferramentas, como o RD Station, que permitem você metrificar a relação que o seu potencial cliente tem com a sua empresa nas duas maneiras mencionadas acima. É possível medir, inclusive, o Lead Scoring, ou seja, o quão preparado o seu prospecto está para adquirir a sua solução através de uma pontuação.

Outra maneira bem interessante de entender melhor qual estágio o seu prospecto está é através de questionário com algum benefício.

Neste questionário o prospecto pode oferecer mais informações sobre seu perfil, quais seus interesses e como ele acredita que pode resolver seu problema. E para aumentar as chances dele responder é relevante oferecer uma recompensa.

Ao final do questionário o cliente pode receber um tutorial completo, um arquivo com dicas de uso do produto. Pode receber até mesmo algum tipo de desconto ou vantagem para adquirir a solução que você oferece.

 

Para Concluir…

Como você pode notar neste artigo, conhecer e entender a jornada de compra é importante para ofertar no momento certo.

Se ofertar sua solução cedo demais o cliente pode não comprar por falta de confiança no produto ou na empresa.

Porém, se demorar muito, pode perder o cliente para a concorrência.

Você também pode perceber que há estágios dentro da jornada de compra e pode identificá-los através de ações automáticas ou através de ações pontuais e direcionadas.

Pedir mais informações ao prospecto durante as interações e oferecer algum tipo de vantagem também pode ser interessante e traz ótimos resultados.

 

Veja aqui como ter alta performance para aumento de vendas!

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Paulo Victor Barbosa

Como consultor já atuou em projetos de consultoria em gestão e inside sales, ministrou cursos e treinamentos e tem uma visão ampla de Gestão de Negócios.

Especialista em gestão de tráfego, automações, estratégias de marketing e vendas B2B e B2C para alavancar resultados através da criação de uma Máquina de Vendas.

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