Como gerar senso de urgência nos clientes?

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Ao realizar vendas internas, além de seguir um script, você também deve saber o momento e o jeito certo de gerar senso de urgência nos seus clientes.

Para tanto, primeiro é essencial saber o máximo necessário sobre a pessoa que esta interagindo e saber o que ela quer e deseja no momento.

Continue lendo e entenda:

  • Qual o papel do senso de urgência?
  • Como o senso de urgência ajuda nas vendas?
  • Como gerar senso de urgência?

Lembrando que é sempre interessante contar com a ajuda de uma empresa experiente em Inside Sales para melhorar seu desempenho nas vendas internas.

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Qual o papel do senso de urgência?

Vivemos um mundo onde os recursos são escassos e podem acabar a qualquer momento.

Por isso desenvolvemos o senso de urgência.

O medo de algo acabar e não ter novamente faz com que tenhamos essa sensação de que precisamos realizar uma ação imediatamente.

Há outras formas de aparecer esta mesma sensação, em geral relacionada a algo negativo, como acidentes, perigo de morte e situações limite.

No entanto, frisamos que estes casos mencionados não são utilizados dentro da metodologia de vendas internas.

 

Como o senso de urgência ajuda nas vendas?

O senso de urgência ajuda nas vendas de muitas formas, principalmente acelerando a tomada de decisão.

Em nosso blog já falamos bastante sobre fluxo de cadência, jornada de compra, e produção de conteúdo.

Tudo isto existe para encaminhar o prospecto interessado em sua solução até o momento que se torna um cliente de fato, comprando e usufruindo dos produtos e serviços da empresa.

Para cada etapa do fluxo de cadência o prospecto recebe um conteúdo diferente, que seja adequado ao seu perfil.

Já a jornada de compra é importante para entender seu comportamento em cada uma das etapas e orientar as interações para que ele siga para o próximo passo.

O senso de urgência ajudará ao acelerar esta jornada e diminuir a quantidade de interações necessárias para realizar a venda.

Por isso é importante saber e entender como gerar senso de urgência nos prospectos.

 

Como gerar senso de urgência?

Inicialmente é preciso realizar perguntas que possam ajudar a identificar o contexto do prospecto.

Assim como para que ele tenha autoconsciência do seu estado atual.

 

Perguntas como, por exemplo:

“Caso você não solucione seu problema atual o que pode acontecer?”

Fazem o cliente perceber que precisa da solução que você oferece o quanto antes e não sofrer com consequências indesejadas.

Além disto, é possível gerar senso de urgência ofertando algo por tempo limitado que seja uma oportunidade única.

 

Como, por exemplo:

“Hoje estamos com um desconto especial de 20% para pessoas com o seu perfil, para X produto. Válido somente hoje até 18h.”.

Neste caso há a possibilidade de adquirir a solução da empresa com uma vantagem (percepção de ganho financeiro).

Além disso o prazo limite gera a sensação de que o prospecto pode perder algo que ele deseja.

Destas duas formas é possível acelerar a tomada de decisão do prospecto em adquirir a sua solução, e com isto ter mais lucratividade.

É importante ressaltar que este gatilho somente deve ser usado em casos onde o prospecto já demonstrou que está pronto para comprar.

Entretanto, usar esta tática no momento errado pode comprometer a venda.

Por este motivo recomendamos que você entenda como funciona a jornada de compra.

 

Para Concluir!

Como é possível notar durante o artigo o senso de urgência é importante para que nós possamos tomar uma atitude necessária.

Muitas oportunidades são perdidas devido à procrastinação e usando as técnicas certas as chances de realizar vendas aumentam.

 

Veja aqui como ter alta performance para aumento de vendas!

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Caso tenha dúvidas sobre este tema deixe nos comentários, pois estamos à disposição para responder e ajudar.
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Paulo Victor Barbosa

Como consultor já atuou em projetos de consultoria em gestão e inside sales, ministrou cursos e treinamentos e tem uma visão ampla de Gestão de Negócios.

Especialista em gestão de tráfego, automações, estratégias de marketing e vendas B2B e B2C para alavancar resultados através da criação de uma Máquina de Vendas.

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