Saber como fazer gestão de redes sociais é imprescindível para que sua empresa tenha resultado com o método Inside Sales.
Pois, nos dias atuais, ter presença nas redes sociais não é um diferencial, é uma obrigação para obter os resultados que pretende.
Para conseguir prospectar mais e realizar mais vendas é importante que você tenha uma estratégia para as redes sociais.
No entanto, não basta apenas realizar publicações sem nenhum tipo de planejamento adequado, tudo deve ser alinhado com sua estratégia de Inside Sales.
O que é gestão de redes sociais?
A gestão de redes sociais é responsável por gerenciar toda a comunicação da empresa com sua audiência pelas redes sociais.
Começando pela definição de quais as redes sociais mais adequadas para se comunicar e atrair mais prospectos.
Portanto, esta gestão é responsável por definir uma estratégia de posicionamento, planejamento das publicações, execução, e mensuração dos indicadores para levantamento de resultados.
Por onde começar na gestão de redes sociais?
O primeiro passo é entender quais redes sociais o seu perfil de clientes ideal utiliza.
Pois existem diversas redes sociais e sua empresa não precisa investir em todas.
Pelo contrário, deve focar naquelas que podem contribuir com sua estratégia.
As mais importantes são: Facebook, Youtube, Linkedin, Instagram e Twitter.
Identifique a partir do seu perfil de cliente ideal quais opções são ideais para atingir seu objetivo.
Logo, foque no que gera resultados para seu negócio.
Como planejar a estratégia para redes sociais?
O seu planejamento deve ser realizado com base na sua estratégia de Inside Sales.
Em geral, a comunicação nas redes sociais é a porta de entrada para novos prospectos para seu fluxo de cadência.
Portanto, foque na produção de conteúdo topo de funil, com informações que ajudem o prospecto a resolver alguma dificuldade.
Partindo destas informações é possível traçar alguns objetivos importantes para seu planejamento.
Como por exemplo:
- Gerar mais tráfego;
- Tornar a empresa mais conhecida;
- Ser um canal de relacionamento com os clientes;
- Qualificar os prospectos através de conteúdos educacionais.
O que publicar nas redes sociais?
Sabendo quais redes utilizar e também qual estratégia será realizada, é importante definir quais conteúdos publicar.
Os conteúdos devem ser relevantes para sua audiência com o objetivo de atrair sua atenção, assim como gerar engajamento e também acelerar a jornada de compra.
Logo, você pode investir em conteúdo como vídeos institucionais sobre a empresa e suas conquistas.
Além disto, é possível publicar vídeos com dicas rápidas ou comemorando uma data festiva, como Dia das Mães e o Dia da Mulher.
Invista também em conteúdos relacionados a eventos que a empresa realiza ou participa, assim como conteúdos de entretenimento que criem engajamento.
Como publicar nas redes sociais?
O mais importante ao realizar publicações nas redes sociais é ser transparente com o público.
Uma vez que criará uma conexão de confiança entre os consumidores e a sua marca.
Para descobrir os melhores horários para as publicações é necessário realizar testes e analisar os indicadores das redes sociais.
Os públicos são diferentes e tem hábitos diferentes, por este motivo os horários que acessam as redes também mudam.
Como já foi mencionado anteriormente, é importante levar em consideração a estratégia de Inside Sales da empresa.
Como deve ser sua relação com a audiência?
É importante também observar como é a comunicação com os clientes e prospectos para ter uma maior conexão.
Ao ser atendido nas redes sociais sua audiência pode se sentir desconfortável ou mais à vontade.
Por isso é importante levar em consideração como a audiência se comunica com sua marca e se basear nestas interações para responder de forma adequada.
Portanto, ser amigável, confiável e sociável durante as interações são pontos positivos nas redes sociais, visto que o objeto das plataformas é relacionamento e não apenas venda.
Todavia, é possível que existam ruídos durante seu relacionamento.
Por esta razão é relevante ter estratégias definidas para contornar situações deste tipo.
Crie procedimentos para lidar com clientes insatisfeitos ou que por algum motivo não gostaram dos serviços da empresa.
Como as redes sociais tornam tudo mais transparente, sua empresa precisa ter uma estratégia inteligente para lidar com situações complicadas.
Como analisar os resultados das redes sociais?
De acordo com os objetivos traçados no planejamento e alinhado com a estratégia de Inside Sales é possível saber a eficiência da gestão.
Para tanto, procure utilizar as informações coletadas nas redes sociais e adicionar na análise de prospecção e vendas.
Os principais pontos que podem ser considerados são:
- Crescimento da base de fãs e seguidores;
- Nível de engajamento;
- Relevância dentro do processo de prospecção.
Observe quais foram os indicadores definidos durante o processo de planejamento levando em consideração quais objetivos pretende atingir com o uso das redes sociais.
Como fazer gestão de redes sociais?
É possível notar ao longo do artigo que usar as redes sociais hoje dentro da sua estratégia de prospecção, venda e relacionamento é fundamental.
Por isso, é necessário criar uma estratégia focada nas redes sociais certas, com conteúdos atrativos e relevantes.
Identificando quais os melhores horários para publicar, assim como utilizar todos os formatos possíveis para comunicar a mensagem da sua empresa e atrair novos clientes.
Além de cultivar relacionamentos saudáveis e positivos com a audiência, objetivando transmitir mais confiança, bem como aumentar a conexão entre marca e cliente.
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