Big Data na prospecção de clientes: o que é e como usar?

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Se você deseja gerar mais vendas e receitas previsíveis, comece a usar o Big Data na prospecção de clientes.

Para você ser cada vez mais assertivo na prospecção é preciso conhecer cada vez melhor seu prospecto.

Big Data é uma tecnologia relativamente recente que tem como princípios:

  • Registrar, armazenar e processar uma quantidade grande de informações.

Assim, o benefício de trabalhar com esta tecnologia é totalmente diferente de uma pesquisa de mercado ou cadastro de clientes padrão.

O Big Data é capaz de lidar com informações mais específicas. Além de informações estruturadas como nome, idade e estado civil, que são normalmente encontrados em cadastro. Possibilitando, assim, analises mais complexas e amplas de todo tipo de cenário.

Veja abaixo como usar Big Data na prospecção de clientes!

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Como usar Big Data na prospecção de clientes?

Sempre que iniciar uma estratégia de prospecção baseado na metodologia do Inside Sales, defina quem é o Perfil de Cliente Ideal.

O Perfil de Cliente Ideal é aquele que gera maior receita em menor tempo. Provavelmente você já tem alguns exemplos desde perfil de clientes na sua empresa atual. Logo, você pode identificar as principais características dos seus clientes para traçar um Perfil Ideal.

Assim que você souber quem deseja alcançar, é a hora de colocar as ferramentas de Big Data em ação.

Neste caso, o Big Data será responsável por identificar empresas e pessoas dentro do perfil que você informar dentro do software, como por exemplo, o LinkedIn Sales Navigator. Trazendo assim informações mais pontuais para que você realize a prospecção com mais assertividade.

É diferente de uma prospecção totalmente fria e sem contextualização, uma vez que os dados oferecidos pelo Big Data oferecem maior segurança no momento de abordar o prospecto.

Lembrando que ter uma boa estratégia é o que garante o resultado, pois não basta ter a ferramenta certa se não souber como usá-la.

 

Qual a melhor estratégia para prospectar?

Uma forma de ter uma boa taxa de sucesso na prospecção de cliente, é aliando o uso do Big Data ao uso do Social Selling (recomendamos fortemente a leitura), no caso do LinkedIn.

Em outras palavras, tendo as informações sobre o seu prospecto, é importante se relacionar com ele para conquistar sua confiança e demonstrar autoridade.

Por isso, deixe claro que sua solução é a melhor para ele, através de conteúdos, antes de iniciar a prospecção.

Além disso, intercale estas interações de acordo com o grau de interesse e reações dos prospects. Tal como mudar as abordagens e envio de conteúdos de acordo com o fluxo de cadência.

Outra estratégia boa é utilizar ferramentas como Find That Lead, Snov.io ou Econodata, que utilizam dados qualificados de milhões de empresas ativas do Brasil para acelerar a prospecção.

 

Veja aqui o que é o Kanban Prospect e quais são seus componentes!

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Paulo Victor Barbosa

Como consultor já atuou em projetos de consultoria em gestão e inside sales, ministrou cursos e treinamentos e tem uma visão ampla de Gestão de Negócios.

Especialista em gestão de tráfego, automações, estratégias de marketing e vendas B2B e B2C para alavancar resultados através da criação de uma Máquina de Vendas.

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