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Nos dias atuais o processo de vendas precisa ser cada vez mais ser ágil e eficiente, por este motivo é interessante investir em um stack de vendas.

Para você realizar um investimento certeiro, nós separamos aqui, neste artigo, algumas ferramentas que podem ajudar neste objetivo.

Portanto, continue lendo e entenda:

  • O que é stack de vendas?
  • Automação de Marketing;
  • Geração de Lead e Enriquecimento de dados;
  • CRM;
  • Sales Engagement;
  • Como montar um Stack de vendas eficiente;

 

Lembrando que é sempre importante contar com a ajudar de uma empresa experiente em Inside Sales para montar um stack de vendas perfeito para seu caso.

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Cena do filme “Quem quer ser um milionário”.

 

O que é stack de vendas?        

A palavra stack tem origem na língua inglesa e significa “pilha”. Nesse contexto, é um conjunto de ferramentas.

No momento de melhorar o processo de vendas é possível utilizar diversas ferramentas com esta finalidade.

No entanto, para cada tipo de estratégia existe um stack de vendas mais apropriado, como veremos mais adiante.

Primeiro vamos entender o que cada ferramenta pode fazer dentro do seu processo de vendas.

 

Automação de marketing!

Automação de marketing é simplesmente o ato de tornar determinadas tarefas automatizadas, facilitando o dia a dia e priorizando o foco na estratégia. O termo está comumente relacionado ao uso de e-mail marketing, onde uma série de e-mails é enviada automaticamente para criar relacionamento com os leads/prospectos.

As ferramentas de automação de marketing são muito importantes para o processo de geração de leads.

Isso porque elas são utilizadas desde a etapa de captura do lead, por meio de uma Landing Page, até a hora de envio de conteúdo de qualidade (nutrição dos leads).

Além disto, é possível calcular o lead scoring, ou seja, quanto o lead está pronto para receber um contato do vendedor, auxiliando o processo de vendas internas a ajudando identificar as melhores oportunidades.

 

Geração de leads e enriquecimento de dados!

As ferramentas de geração de lead e enriquecimento de dados também são muito importantes para o processo de geração de leads.

Contudo, trabalham de forma diferente da anterior, sendo que a captura das informações do lead acontece de forma fria. Ou seja, sem que o lead tenha conhecimento prévio da empresa ou realize um cadastro por Landing Page.

Para que esta ferramenta seja eficiente é preciso que você saiba com clareza qual é o seu Perfil de Cliente Ideal, e consiga configurá-lo da forma correta.

Assim, a ferramenta será responsável por garimpar os contatos, e-mail, telefone e descobrir até mesmo o porte da empresa do lead.

 

CRM!

O CRM (Customer Relationship Management), ou em português: gerenciador de relacionamento com o cliente, é responsável por ajudar no acompanhamento do funil de vendas.

Por meio desta ferramenta é possível ter uma visão mais clara de diversos indicadores importantes para realização das vendas.

Logo, você poderá ter uma visão geral de todo o processo de vendas, assim como ter acesso a dados específicos, como por exemplo, o ciclo de venda, interações e eficiência de cada vendedor.

Além disto, o CRM é responsável por gerar um histórico de todas as interações realizadas com o lead, o que facilita o processo de melhoria.

 

Sales engagement!

A ferramenta de engajamento em vendas é responsável por contribuir na construção, monitoramento e melhoria contínua de todo o processo comercial.

Ela será importante na construção de padrões para cada etapa da venda, descrevendo quais são os procedimentos necessários para ser mais eficiente.

Da conexão até o fechamento, esta ferramenta auxilia na construção de fluxos de cadência, com a quantidade de interações mais apropriada para vender.

 

Como montar um stack de vendas eficiente!

Para você montar um Stack de vendas eficiente é necessário saber qual o modelo de prospecção e vendas você tem.

O primeiro é em Y que mescla tanto Inbound como Outbound, neste caso o Stack mais eficiente é composto por todas as ferramentas mencionadas anteriormente.

O segundo é Inbound. Se sua venda é basicamente neste sentido, pode utilizar todas as ferramentas citadas, menos geração de lead e enriquecimento de dados que prospecta clientes frios.

O terceiro caso é o Outbound. Similar ao anterior, você pode utilizar todas as ferramentas citadas para melhorar seu processo de venda, exceto a ferramenta de automação de marketing, já que você faz prospecção ativa.

 

Para finalizar!

Como você pode notar ao longo do artigo, montar um stack de vendas pode aumentar a sua lucratividade e previsibilidade.

Entre as ferramentas citadas você deve encontrar o conjunto adequado para seu modelo de vendas, e que podem gerar o melhor resultado!

 

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Paulo Victor Barbosa

Como consultor já atuou em projetos de consultoria em gestão e inside sales, ministrou cursos e treinamentos e tem uma visão ampla de Gestão de Negócios.

Especialista em gestão de tráfego, automações, estratégias de marketing e vendas B2B e B2C para alavancar resultados através da criação de uma Máquina de Vendas.

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