Nos dias atuais o processo de vendas precisa ser cada vez mais ser ágil e eficiente, por este motivo é interessante investir em um stack de vendas.
Para você realizar um investimento certeiro, nós separamos aqui, neste artigo, algumas ferramentas que podem ajudar neste objetivo.
Portanto, continue lendo e entenda:
- O que é stack de vendas?
- Automação de Marketing;
- Geração de Lead e Enriquecimento de dados;
- CRM;
- Sales Engagement;
- Como montar um Stack de vendas eficiente;
Lembrando que é sempre importante contar com a ajudar de uma empresa experiente em Inside Sales para montar um stack de vendas perfeito para seu caso.
Cena do filme “Quem quer ser um milionário”.
O que é stack de vendas?
A palavra stack tem origem na língua inglesa e significa “pilha”. Nesse contexto, é um conjunto de ferramentas.
No momento de melhorar o processo de vendas é possível utilizar diversas ferramentas com esta finalidade.
No entanto, para cada tipo de estratégia existe um stack de vendas mais apropriado, como veremos mais adiante.
Primeiro vamos entender o que cada ferramenta pode fazer dentro do seu processo de vendas.
Automação de marketing!
Automação de marketing é simplesmente o ato de tornar determinadas tarefas automatizadas, facilitando o dia a dia e priorizando o foco na estratégia. O termo está comumente relacionado ao uso de e-mail marketing, onde uma série de e-mails é enviada automaticamente para criar relacionamento com os leads/prospectos.
As ferramentas de automação de marketing são muito importantes para o processo de geração de leads.
Isso porque elas são utilizadas desde a etapa de captura do lead, por meio de uma Landing Page, até a hora de envio de conteúdo de qualidade (nutrição dos leads).
Além disto, é possível calcular o lead scoring, ou seja, quanto o lead está pronto para receber um contato do vendedor, auxiliando o processo de vendas internas a ajudando identificar as melhores oportunidades.
Geração de leads e enriquecimento de dados!
As ferramentas de geração de lead e enriquecimento de dados também são muito importantes para o processo de geração de leads.
Contudo, trabalham de forma diferente da anterior, sendo que a captura das informações do lead acontece de forma fria. Ou seja, sem que o lead tenha conhecimento prévio da empresa ou realize um cadastro por Landing Page.
Para que esta ferramenta seja eficiente é preciso que você saiba com clareza qual é o seu Perfil de Cliente Ideal, e consiga configurá-lo da forma correta.
Assim, a ferramenta será responsável por garimpar os contatos, e-mail, telefone e descobrir até mesmo o porte da empresa do lead.
CRM!
O CRM (Customer Relationship Management), ou em português: gerenciador de relacionamento com o cliente, é responsável por ajudar no acompanhamento do funil de vendas.
Por meio desta ferramenta é possível ter uma visão mais clara de diversos indicadores importantes para realização das vendas.
Logo, você poderá ter uma visão geral de todo o processo de vendas, assim como ter acesso a dados específicos, como por exemplo, o ciclo de venda, interações e eficiência de cada vendedor.
Além disto, o CRM é responsável por gerar um histórico de todas as interações realizadas com o lead, o que facilita o processo de melhoria.
Sales engagement!
A ferramenta de engajamento em vendas é responsável por contribuir na construção, monitoramento e melhoria contínua de todo o processo comercial.
Ela será importante na construção de padrões para cada etapa da venda, descrevendo quais são os procedimentos necessários para ser mais eficiente.
Da conexão até o fechamento, esta ferramenta auxilia na construção de fluxos de cadência, com a quantidade de interações mais apropriada para vender.
Como montar um stack de vendas eficiente!
Para você montar um Stack de vendas eficiente é necessário saber qual o modelo de prospecção e vendas você tem.
O primeiro é em Y que mescla tanto Inbound como Outbound, neste caso o Stack mais eficiente é composto por todas as ferramentas mencionadas anteriormente.
O segundo é Inbound. Se sua venda é basicamente neste sentido, pode utilizar todas as ferramentas citadas, menos geração de lead e enriquecimento de dados que prospecta clientes frios.
O terceiro caso é o Outbound. Similar ao anterior, você pode utilizar todas as ferramentas citadas para melhorar seu processo de venda, exceto a ferramenta de automação de marketing, já que você faz prospecção ativa.
Para finalizar!
Como você pode notar ao longo do artigo, montar um stack de vendas pode aumentar a sua lucratividade e previsibilidade.
Entre as ferramentas citadas você deve encontrar o conjunto adequado para seu modelo de vendas, e que podem gerar o melhor resultado!
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