Há diferentes tipos de fluxo de cadência que sua empresa pode utilizar para prospectar e vender mais.
A principal diferença entre os tipos de fluxo de cadência são os objetivos que cada um atinge, bem como cada um entrega o conteúdo.
Primeiramente, é importante deixar claro que as principais referências neste campo de atuação são em língua inglesa.
Por isso você pode encontrar nomes diferentes dos que utilizamos neste artigo.
Continue lendo e entenda:
- O que é Fluxo de cadência?
- Fluxo de cadência padronizado, personalizado e focado!
- Qual tipo de fluxo de cadência é melhor?
Lembrando que é sempre interessante contar com a ajudar de uma empresa com experiência em Inside Sales para então desenvolver um fluxo de cadência que gere resultados em vendas.
O que é Fluxo de cadência?
O fluxo de cadência é um processo estruturado de tentativas de interações.
Uma empresa elabora tais tentativas para vender sua solução para um cliente.
Em geral, estas tentativas podem ser realizadas por diversos meios, como e-mail, telefonemas e videoconferências.
Se você tiver interesse em saber mais sobre este tema, pode ler o artigo completo que disponibilizamos aqui no blog.
Fluxo de cadência padronizado!
Este fluxo de cadência é composto por interações padronizadas.
Uma vez que tais interações são enviadas, em grande escala, para um grupo que tenha o perfil de cliente ideal.
Por simplesmente não ter informações relevantes, isto é, o suficiente para realizar uma personalização, algumas empresas utilizam este método para desenvolver um grupo de leads mais qualificados.
Tendo em vista que há um aumento da concorrência na atenção das pessoas durante a leitura de e-mail, este método está em baixa e sendo menos usado.
Fluxo de cadência personalizado!
Um fluxo de cadência personalizado é como o próprio nome diz:
- Personalizado para cada prospecto, para assim criar alguma identificação sobre o mesmo.
Por ser um modelo que precisa ser personalizado, um por um, não é enviado em grande escala.
Geralmente utilizado para etapas onde o prospecto já está qualificado e a empresa tem informações relevantes para personalizar a comunicação.
Fluxo de cadência focado!
O fluxo de cadência focado é similar aos dois anteriores em alguns aspectos, pois, pode ser enviado em massa e também conter personalização.
Além de trabalhar com o perfil de cliente ideal, durante a prospecção de clientes é possível recolher informações relevantes dos prospectos e reuni-los em grupos focados.
Assim é possível ter uma comunicação em massa e ao mesmo tempo personalizada, de acordo com seu problema, dor específica, etc.
Qual tipo é melhor?
O mais importante em conhecer estes tipos de fluxo de cadência é poder aplicá-los da maneira correta dentro do processo de prospecção e venda.
Ao longo de todo o processo diferentes tipos de fluxo podem ser aplicados, como, por exemplo:
- Utilizar tentativas mais padronizadas de e-mails, uma vez que identifique quais os prospectos estão mais qualificados no início;
- Depois reuni-los em grupos e utilizar uma interação mais focada;
- Assim há a possibilidade de criar uma comunicação mais personalizada, tendo em vista que neste ponto já há informações relevantes e um número menor de prospectos.
Não existe um fluxo melhor ou pior, depende da estratégia da empresa e como está estruturado o processo de prospecção e venda.
Finalizando!
Como podemos perceber ao longo do artigo há diversos tipos de fluxo de cadências que podem ser utilizados para prospectar.
Entretanto, não há um modelo ideal que funciona para todas as empresas.
Portanto, cada um atinge um ponto do processo de prospecção e tem suas características próprias.
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