Como ter um processo previsível de vendas?

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Esse pode ser um sonho para vários empreendedores e, nos dias atuais, com o conhecimento adquirido, algumas empresas já tem um processo previsível de vendas.

Neste artigo vamos compartilhar com você alguns pontos essenciais para transformar sua empresa em uma verdadeira máquina de gerar lucro. Apresentaremos fatores cruciais para você conseguir acompanhar a concorrência nos dias de hoje.

Portanto, se você ainda não teve acesso à este tipo de informação, continue lendo e entenda:

  • O que é um processo previsível de vendas?
  • Como ter um processo previsível de vendas?

 

Lembrando que é essencial contar com o apoio de uma empresa experiente em Inside Sales para transformar sua operação de vendas em algo previsível.

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Cena do filme “Harry Potter”.

 

O que é um processo previsível de vendas?

Toda empresa que realiza vendas, seja B2C ou B2B, tem uma operação de vendas. Esse é o motor central de alimentação.

Sem realizar vendas nenhuma empresa prospera e, por fim, acabam falindo. Este é um conceito básico, porém a operação de vendas pode ser mais ou menos eficiente de acordo com sua configuração.

Para este artigo vamos focar em empresas que tem uma operação de vendas B2B e capacidade de instalar uma equipe de prospecção e venda.

Um processo previsível de venda é aquele capaz de gerar continuamente novas oportunidades de tal forma que gere clientes para a empresa de forma eficiente.

 

Como ter um processo previsível de vendas?

O primeiro passo é entender como sua empresa funciona e quais benefícios são possíveis oferecer para os clientes.

Partindo desta informação é definido um perfil de cliente ideal, ao qual serão focados os esforços em prospecção e venda.

Sem estas duas etapas iniciais a empresa corre o risco de não ter o foco e valor necessário para, assim, atingir um nível previsível nas vendas.

Em seguida, há a necessidade em definir as etapas do seu processo de vendas, as quais o cliente passará até realizar a compra da solução que você oferta.

As 4 grandes etapas que podemos destacar aqui são: prospecção, qualificação, nutrição e vendas. Estas etapas devem estar alinhadas com a jornada de compras do prospectos, conforme ele avança no seu funil.

Neste estágio são criadas as equipes, de forma separada, de prospecção e vendas. Cada uma focada em atingir um objetivo.

Ter apenas uma equipe atuando de duas maneiras diferentes pode acarretar em menores taxas de venda devido ao perfil de cada integrante das equipes. Há pessoas melhores para prospectar, e há outras melhores para vender. Uma vez que as habilidades são acrescidas ao longo do tempo e prática.

Além disso, uma equipe apenas de prospecção permite que você sempre tenha oportunidades entrando no seu funil. 

Sendo assim, já temos os benefícios do seu produto ou serviço, o perfil de cliente, as etapas do processo de vendas e as equipes.

A partir deste ponto é essencial fazer o aprimoramento através da analise dos indicadores estabelecidos.

Se tiver dúvidas sobre quais indicadores utilizar você pode nosso artigo sobre este tema:

 

Para Concluir!

Como é possível notar na leitura do artigo, para ter um processo previsível de vendas é necessário investir em processos estruturados de prospecção e vendas, sempre de acordo com o seu ICP.

 

Veja aqui 5 motivos para investir em Inside Sales em 2020.

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Caso tenha alguma dúvida sobre este tema deixe nos comentários, pois estamos à disposição para responder e ajudar.
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Paulo Victor Barbosa

Como consultor já atuou em projetos de consultoria em gestão e inside sales, ministrou cursos e treinamentos e tem uma visão ampla de Gestão de Negócios.

Especialista em gestão de tráfego, automações, estratégias de marketing e vendas B2B e B2C para alavancar resultados através da criação de uma Máquina de Vendas.

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