Nada pior do que enviar e-mails frios e perceber que eles não foram visualizados ou respondidos.
É muito comum, dentro do método Inside Sales, enviar e-mails frios para prospectar novos clientes.
Por esta razão, é muito importante saber como melhorar o desempenho das entregas, aberturas e respostas dos e-mails.
Como aumentar a taxa de entrega dos e-mails!
Para começar a melhorar o seu desempenho com e-mails frios você precisa aumentar a taxa de entrega.
Existem diversos motivos para não ter seus e-mails entregues aos prospectos como é esperado.
O primeiro motivo é a falta de dados e foco. Presumindo-se que o retorno será baixo muitas vezes deixamos de focar em e-mails de qualidade.
Enviar muitos e-mails em pouco tempo e sem nenhum tipo de critério qualitativo pode ser ruim para sua credibilidade.
Os serviços de e-mails podem entender que estes envios são propagandas inúteis e enviam para a caixa de spam.
Além disto, o uso de algumas sentenças podem ocasionar o mesmo problema, como, por exemplo, “Ganhe $”, “Urgente”, etc.
Por este motivo é importante selecionar bem para quem vai enviar seus e-mails e utilizar uma linguagem que evite a aparência de anúncio.
Há também a necessidade de cuidar da ortografia, pois, erros de português podem ser vistos como uma tentativa de burlar o filtro de spam e ser taxado como um.
Outro motivo muito comum para ter uma menor taxa de entrega é o envio em massa de e-mails com uma alta taxa de rejeição. Seja de e-mails ativos ou inativos.
Portanto, procure verificar se os e-mails que você tem na sua lista estão ativos e responsivos para realizar novos envios.
Sem isto, você poderá ser penalizado pelo ISPs (serviço que regula os e-mails), tendo maior dificuldade de entrega.
Há também uma prática importante que você pode adotar no momento de enviar e-mails frios, pedir para o prospecto adicionar seu endereço de e-mail no catálogo de contatos.
Desta forma, você aumenta as chances de serem recebidos, pois será visto como um emissor confiável.
Para finalizar, procure lembrar-se de evitar exageros na comunicação, seja para chamar ou reter a atenção, tenha parcimônia na escrita dos e-mails.
Como melhorar a taxa de respostas dos e-mails?
Agora que já entendemos que há uma série de motivos para não serem entregues e como tentar superar essas barreiras, precisamos ter mais respostas.
O ponto principal para aumentar o número de respostas dos seus e-mails é a qualidade da informação.
Se você oferecer algo sem valor para o prospecto ele não sentirá a necessidade de continuar a conversa.
Procure agregar algum tipo de valor nos e-mails frios, começando por dicas relevantes para o seguimento dos prospectos.
Demonstre como ele pode ter mais resultados com alguma mudança na sua rotina, procedimento, e práticas.
Desta forma você conseguirá chamar a atenção de modo positivo e despertará no prospecto a necessidade de ter mais informações.
Assim você conseguirá continuar o processo de prospecção e evoluir dentro da jornada de compra.
Neste ponto é possível usar gatilhos para chamar a atenção do prospecto, como: urgência, medo, curiosidade e até excitação.
Principalmente no assunto do e-mail, contudo, procure sempre ficar atento aos exageros que podem causar rejeição.
Logo após a abertura é importante também ter uma boa introdução que cative o prospecto e mexa com suas emoções.
Por este motivo, tenha uma boa seleção dos e-mails, para que você seja capaz de escrever um conteúdo persuasivo e mais pessoal.
Para finalizar, o mais importante é respeitar o prospecto e procurar sua simpatia; ser amigável e agradável faz muita diferença nas respostas.
Como melhorar o desempenho dos e-mails frios?
Você pode notar durante o artigo que para melhorar o desempenho dos e-mails frios podem ser adotadas diversas ações.
Primeiro procure selecionar bem os prospectos para adicionar na sua lista de envios e também evite ter um conteúdo e prática de envios que possa ser taxada de spam.
Após ser recebido, utilize gatilhos de forma correta para chamar atenção, ser aberto e retenha o prospecto gerando valor e sendo relevante.
Ser amigável e tratar bem o prospecto são as melhores formas de conquistar sua confiança e ter maiores taxas de resposta.
Veja aqui o script de cold call perfeito para converter.
Quero receber um diagnóstico gratuito da minha empresa