Como melhorar o desempenho da operação de vendas?

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Se você é empreendedor e deseja aumentar a lucratividade, precisa aprender como melhorar o desempenho da operação de vendas.

A operação de vendas é uma peça fundamental para a estratégia de Inside Sales.

Sem uma operação de vendas de alto desempenho suas vendas podem levar mais tempo do que o necessário para acontecer e até corre o risco de perder possíveis clientes.

Portanto, vamos verificar quais ações podem melhorar a operação de vendas da sua empresa.

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Defina uma Pipeline eficiente!

Se você nunca ouviu falar em pipeline, é uma forma de descrever o processo de vendas.

Em uma tradução livre pode-se descrever como uma tubulação (um caminho onde se canaliza um fluxo).

A Pipeline descreve quais etapas a empresa precisa cumprir para que o prospecto torne-se um cliente.

Vender apenas por intuição, sem um processo claro de venda é contraproducente, ou seja, não gera muitos resultados.

Logo, foque em ter um processo de vendas estruturado e melhore conforme o desenvolvimento das vendas.

Se quiser se aprofundar neste tema já falamos sobre ele aqui no blog, clique aqui para ler.

 

Defina perfis para os prospectos!

Após ter um processo de vendas estruturado foque em agrupar os prospectos de acordo com seu grau de amadurecimento.

Algumas pessoas compram logo no inicio das interações, mas outras pessoas demoram um pouco mais.

Por este motivo é importante entender qual o perfil do prospecto e ajudá-lo a entender as necessidades que ele tem e como sua empresa pode contribuir com uma solução.

Já abordamos este tema aqui no blog, se quiser se aprofundar clique aqui.

Se você interagir com todos os prospectos da mesma maneira deixará passar boas oportunidades por não perceber que cada um tempo seu próprio tempo e amadurecimento para compra.

 

Defina uma cadência de prospecção!

Já abordamos a importância de ter um fluxo de cadência para estabelecer contato com o prospecto.

É essencial definir e orientar os vendedores, deixando claro os touchpoints (tentativas de contato) que devem ser feitos e quando.

Principalmente durante a fase de prospecção, onde há uma quantidade maior de interações.

Portanto, defina como o SDR deve agir, para que ele não fique perdido e confuso no momento de prospectar.

Lembre-se de entender como funciona o processo de vendas e ajude seus vendedores a melhorar seu desempenho e entregar melhores resultados.

 

Adote ferramentas de automação!

Realizar todas as atividades manualmente sem um suporte da tecnologia é perda de tempo e dinheiro.

Hoje existe uma série de ferramentas que ajudam na automação de ações simples, como discadores automáticos, e-mails automáticos e mensageiros inteligentes.

Saber a forma correta de utilizar estas vantagens tecnológicas pode trazer muitos benefícios para sua operação de vendas.

Uma vez que você poderá otimizar diversos processos na sua empresa.

 

Defina uma Power Hour na operação de vendas!

Após realizar todas as adequações necessárias na sua operação de vendas é a hora de potencializar sua eficiência.

Uma das formas de conseguir isto é definir um período onde todos os vendedores focarão em realizar vendas e fechar novas oportunidades.

Neste momento, apenas as interações por telefone e videoconferência são importantes.

Um dos fatores que mais prejudica a operação de vendas é a procrastinação dos vendedores e dos prospectos, por isto, neste período aumenta-se a urgência.

Receber diversas respostas negativas pode comprometer o desempenho do vendedor.

Por este motivo, este período focado ajuda a não desanimar e mudar de atividade.

 

Como melhorar o desempenho da operação de vendas?

Como é possível notar ao longo do artigo, melhorar o desempenho da operação de vendas pode aumentar muito a lucratividade da empresa.

Por este motivo, investir em melhorar os processos de prospecção, qualificação e vendas é muito importante.

Principalmente criando rotinas de trabalho e fluxos de cadência eficientes e sempre de acordo com sua realidade.

 

Veja aqui como ter alta performance para aumento de vendas!

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Caso tenha alguma dúvida sobre este tema deixe nos comentários, pois estamos à disposição para responder e ajudar.
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Paulo Victor Barbosa

Como consultor já atuou em projetos de consultoria em gestão e inside sales, ministrou cursos e treinamentos e tem uma visão ampla de Gestão de Negócios.

Especialista em gestão de tráfego, automações, estratégias de marketing e vendas B2B e B2C para alavancar resultados através da criação de uma Máquina de Vendas.

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