Como fazer Social Selling: 5 dicas simples e práticas!

As mídias sociais têm se mostrado cada vez mais potentes para impulsionar vendas, por isso apresentamos 5 dicas de como fazer Social Selling na prática.

Sabemos que existem pessoas procurando os seus produtos, mas como você pode achar essas pessoas nas redes sociais e como você pode manter o relacionamento com elas?

  • Este artigo será focado em estratégias de prospecção no LinkedIn.

No entanto, é muito importante aplicar as dicas para qualquer tipo de negócio.

Visto que são “boas maneiras” para criar autoridade e engajamento nas redes sociais e, consequentemente, gerar receita.

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Como fazer Social Selling para alavancar minhas vendas?

O Social Selling é a prática de usar as redes sociais para:

  • Oferecer insights;
  • Interagir com os leads visando construir uma marca profissional;
  • Achar o comprador certo.

 

Em 2017, a rede social LinkedIn divulgou a marca de 500 milhões de usuários em 200 países, sendo 45 milhões de pessoas no Brasil.

Porém, fazer publicações aleatórias na rede não é o suficiente.

Você precisa de uma estratégia concreta para usar as redes sociais dentro do processo de vendas a fim de que consiga alavancá-las.

A taxa de engajamento do LinkedIn tem se tornado um vetor muito forte neste ano de 2019.

Assim, existe uma enorme oportunidade em usar o LinkedIn para gerar receita.

O passo inicial é saber em quais redes sociais o seu público está presente.

No B2B, o Linkedin costuma ter uma força maior, enquanto no B2C são mais utilizados o Facebook, Instagram e Twitter.

 

5 dicas de como fazer Social Selling no LinkedIn.

Falaremos agora de 5 pontos muito importantes que todo profissional deve saber para ter uma estratégia completa de vendas no LinkedIn.

O LinkedIn classificou os 4 primeiros itens como Social Selling Index (Índice de Vendas Sociais), ou seja, um índice que calcula:

A sua eficácia em estabelecer a sua marca profissional, localizar pessoas certas, interagir usando insights e cultivar relacionamentos de confiança.

Portanto, esses pontos são cruciais para a geração de autoridade e presença nas redes sociais.

 

DICA 1 – Crie uma marca profissional.

Se posicione como especialista, focando sempre em seu nicho.

Ou seja, crie um perfil que mostre o quanto você domina suas habilidades e demonstre o quanto tais habilidades podem fazer a diferença.

Transforme suas capacidades em soluções e deixe-as à vista para o seu círculo de relacionamento.

 

DICA 2 – Interaja e ofereça insights.

Não adianta você simplesmente ir atrás das pessoas tentando criar conexões sem objetivos.

Após localizar as pessoas certas, pesquise o histórico de atividades dos leads e veja o que eles publicam.

Com isso, você pode interagir com as publicações para criar a conexão.

Crie você também publicações com conteúdos relevantes e mantenha constância nos posts.

Cumprindo um dos requisitos principais: a frequência na produção de conteúdo.

 

DICA 3 – Cultive Relacionamentos

Não adianta você adicionar as pessoas sem manter contato, da mesma forma que não adianta manter contatos rasos (como vimos na dica anterior).

Afinal, todo o esforço é feito com um objetivo, correto? E o objetivo final é gerar vendas!

Este último item avalia quando você cria um novo relacionamento e a forma que você mantêm o relacionamento com as pessoas.

Portanto, mantenha sempre o contato com seus leads, deixando os mesmos engajados com seus conteúdos.

 

DICA 4 – Localize as pessoas certas.

Sempre existirá um comprador para o seu produto, mas você deve saber as características desse comprador.

Por isso tenha uma estratégia para fazer buscas eficientes para achar o cliente ideal.

O Linkedin Sales Navigator permite uma série de buscas avançadas para achar os leads certos para o seu negócio.

Comece descobrindo:

O nome do lead, nome da empresa na qual ele trabalha, cargo na empresa, porte da empresa, região em que ela se encontra…

Além disso, analise as suas publicações para entender qual o contexto que ele está inserido.

Utilize ferramentas como Find That Lead para descobrir o e-mail dos leads e incluir novas formas de contato no seu fluxo de cadência.

Sabendo essas informações ficará muito mais fácil fazer um contato personalizado!

 

DICA 5 – DICA EXTRA – Faça chamadas frias com maior potencial de conversão.

O Social Selling permite que você saiba informações importantes sobre o seu lead, fato que possibilita que você ofereça a sua solução com o máximo de valor possível, permitindo também que as chamadas frias do seu time de vendas sejam mais qualificadas e com maior potencial de conversão, as quais serão feitas através do primeiro contato via chat do LinkedIn.

 

Como posso ver meu Social Selling Index?

Se você for agora no seu perfil do LinkedIn e digitar no campo de url: www.linkedin.com/sales/ssi

Será exibido o seu atual Social Selling Index (SSI).

Esse índice te ajudará a entender, dentro dos 4 atributos, qual você está desempenhando melhor e qual atributo você precisa melhorar.

 

É importante lembrar…

Devemos lembrar que as redes sociais não são ferramentas de vendas.

Elas foram criadas com o propósito de socializar, mas como você pode ver, muitas empresas têm gerado receita através desses meios.

Vale lembrar também que a estratégia deve estar alinhada com o funil de vendas e a jornada de compra do cliente.

Outro ponto importante, é lembrar que os conteúdos das redes sociais devem ser em sua maioria de nutrição e engajamento.

Tente cumprir o método do 80/20, isto é, 80% de conteúdo de entretenimento ou educação e 20% de conteúdo de venda.

*Utilizar as ferramentas disponíveis nas plataformas facilitam a conexão com os leads.

Seguindo esses passos, você poderá aumentar as vendas da sua empresa fazendo Social Selling.

 

Veja aqui como fazer gestão de redes sociais de forma simples!

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