Capacitação do time de vendas: como fazer de forma efetiva?

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Se você está tentando escalar suas vendas, um dos maiores desafios é fazer com que seus vendedores produzam o máximo. A efetividade da operação de vendas depende da excelência na capacitação do time de vendas.

Normalmente vemos em estruturas comerciais poucas pessoas vendendo muito e a maioria das pessoas vendendo pouco. Você já passou por isso?

Ter vendedores abaixo da média faz com que você perca um grande potencial para gerar mais resultados.

Neste artigo iremos exprimir 3 práticas que você pode realizar na sua empresa para aumentar a performance do seu time!

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Como aumentar a produtividade do seu time de vendas?

Para aumentar a produtividade do seu time de vendas ou fazer com que seus clientes consigam resultados extraordinários, você deve investir na capacitação.

Se vendas fosse um esporte, seria um esporte complexo. As pessoas não aprendem a vender de um dia para o outro, assim como não conhecem todas as características do produto para contornar as principais objeções dos clientes, sem uma preparação para isso.

O que nós aconselhamos que você faça neste exato momento para melhorar a sua operação de vendas?

Existem 3 práticas que ajudam, e muito, a evoluir a performance dos vendedores. As práticas a seguir não requerem investimento financeiro por parte de sua empresa. Você precisará de tempo e comprometimento para que os resultados aumentem.

Portanto, continue lendo as 3 práticas para aumentar a sua receita e diminuir o tempo de negociação, assim como diminuir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes).

 

As 3 práticas para aumentar a performance do time de vendas

A primeira prática é criar uma cultura de capacitação. Mas como você pode fazer isto?

Realizando um treinamento periódico com assuntos importantes e que sejam relacionados com o produto que seu time está vendendo, com o cliente que é atendido ou com o segmento que ele está inserido.

Durante essas reuniões, você pode explorar sempre um conteúdo novo, pois trarão efeitos positivos para o seu time de vendas.

Este treinamento pode ser mais dinâmico, de uma forma que não ocupe tanto tempo dos vendedores. Além disso, é importante que você incentive-os a estarem sempre buscando novos conhecimentos de maneira gradual.

A segunda prática é criar um programa de capacitação continuada. É parecido com uma faculdade, pois você criará disciplinas, turmas, e distribuirá essa responsabilidade para o seu time. Você pode escolher dias da semana para realizar este programa e pedir para que cada colaborador apresente um conteúdo novo, seja ele dúvidas, novidades ou desafios. Assim o seu vendedor estará treinado, aprenderá algo novo e levará o conhecimento para o time!

A última prática, que pode ser a mais importante para um vendedor, é o coach. Aqui, você pode reservar determinado tempo de seu dia para treinar cada vendedor separadamente. Com isso você conseguirá capacitá-lo em como ser um vendedor melhor, baseado nos seus conhecimentos. Você pode diagnosticar o vendedor que receberá este treinamento para saber em qual estágio ele está de aprendizado, assim como quais são seus desafios e o que ele precisa desenvolver. Junto à isso, você pode criar um plano de ação e indicar livros/cursos para desenvolver determinada habilidade.

Em meio à essas práticas, é necessário realizar um acompanhamento mensal para avaliar suas métricas e seus resultados. Só assim você saberá se as suas ações estão gerando resultados para capacitar o seu time de vendas.

 

Concluindo

Essas 3 práticas fazem vendedores com baixa performance se tornarem top performers, aumentando taxas de conversão e capacidade de gerar receita.

Portanto, é extremamente necessário investir na capacitação do seu time de vendas, seja você mesmo ensinando-os ou oferecendo cursos profissionalizantes nas respectivas áreas de cada vendedor.

 

Aqui no nosso blog você também pode ler o artigoComo ter alta performance em vendase indica-lo para a sua equipe. O artigo apresenta 4 ações que todo vendedor de alta performance realiza para alcançar o sucesso.

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Paulo Victor Barbosa

Como consultor já atuou em projetos de consultoria em gestão e inside sales, ministrou cursos e treinamentos e tem uma visão ampla de Gestão de Negócios.

Especialista em gestão de tráfego, automações, estratégias de marketing e vendas B2B e B2C para alavancar resultados através da criação de uma Máquina de Vendas.

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