Se você tem uma empresa, o mais importante é fazer com que a sua solução chegue até o cliente. Para que isso ocorra você precisa dominar os seus canais de aquisição de clientes.
A maioria dos empreendedores acreditam que um bom produto vende sozinho, seja pelas qualidades ou pelo valor que ele tem. Infelizmente isso não é verdade, pois sem um esforço contínuo nos canais corretos você não conseguirá fazer com que os leads/prospects saibam que sua solução existe.
Continue lendo o artigo e entenda:
- Porque os canais de aquisição são importantes na sua estratégia de marketing e vendas;
- Como você pode otimizar os canais de aquisição no seu negócio.
O que são canais de aquisição?
Você já sabe qual patamar você quer que a sua empresa esteja no final deste ano? Já pensou em como irá conquistar todos os clientes até lá? Se você ainda não sabe, você não está sozinho.
Muitos gestores de empresas levam o negócio de maneira arriscada, deixando o planejamento e a saúde financeira por um fio. A falta de metas acaba deixando sem previsibilidade de lucros, fazendo com que as empresas dependam de um orçamento mensal.
Nesse cenário que vivemos de disputa e concorrência cada vez maior nos meios digitais, focar somente em um canal de aquisição de clientes é extremamente arriscado. Ainda mais se você não souber prever os ganhos gerados por cada canal.
Um canal de aquisição, seja online ou off-line, é o meio que seu conteúdo, ou sua mensagem, irá chegar até seu público alvo.
Podem ser nas mídias: digital, eletrônica, impressa, alternativa, mídia interna ou mídia externa.
Sendo eles: blogs, comunidades, e-mail marketing, eventos, marketing de conteúdo, marketing viral, indicações, apresentações, ou qualquer outra estratégia que poderá gerar oportunidades.
Um canal de aquisição pode ser definido dependendo de diversos objetivos, como aumento do desejo e intenção de compras ou geração de leads. Lembrando que os melhores canais de aquisição são onde seu público alvo ou ICP estiver mais presente.
Como definir um canal de aquisição para o meu negócio?
É preciso primeiro entender em quais mídias seu cliente está presente para definir a sua estratégia.
Se seu negócio é B2B, provavelmente você deveria focar seu plano de comunicação no LinkedIn, pois é uma rede social voltada para o meio corporativo. Envios de e-mails frios também podem ajudar.
Se o seu negócio for B2C, é mais válido gerar tráfego orgânico ou pago em redes sociais convencionais como Facebook ou Instagram. Por exemplo, se for trabalhar com Inbound Marketing, faz sentido utilizar as mídias sociais como cartão de visita e para distribuição de conteúdo, como também utilizar e-mail marketing.
O conteúdo que sua empresa gera será distribuído através dos canais, ou veículos, onde seu público se encontra. Para que você possa otimizar a utilização do canais de aquisição, você deve analisar o desempenho de canais diferentes de tal forma que valide o melhor para o seu segmento.
Também é importante realizar pesquisas de mercado neste sentido. As pesquisas permitirão entender a jornada de compra do seu lead e saber, assim, por onde você conseguirá impactá-lo.
Bullseye Framework
Não dominar e controlar seus canais de aquisição fazem com que você não consiga controlar o crescimento do seu negócio. Portanto, é necessária uma estratégia de tração para que as vendas tenham previsibilidade, otimizando também as taxas de conversão a partir do momento que os canais corretos forem definidos.
O Bullseye Framework analisa diversos canais de aquisição de clientes para chegar aos mais promissores para um negócio. Ele é, basicamente, um círculo de 3 camadas como na imagem abaixo:
Você pode usar essa estratégia para definir os melhores canais para o seu negócio.
Círculo externo: Representa os canais que possivelmente poderiam ser utilizados para distribuição do conteúdo.
Círculo intermediário: Representa os canais onde sua empresa possivelmente terá sucesso. Aqui você precisa executar testes simples e de baixo custo que respondam as perguntas:
- Quanto custa para adquirir um cliente através deste canal?
- Quantos clientes estão disponíveis neste canal?
- Os clientes certos para a empresa estão disponíveis neste canal?
Círculo central: Representa os canais que estão funcionando agora.
É interessante focar em um canal principal e otimizá-lo, sendo ele o canal que traz a maioria dos clientes. Mas ao mesmo tempo você deve testar a sua estratégia em outros canais para conseguir formas diferentes de impactar os seus leads.
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