Inbound Marketing: 8 táticas essenciais

O objetivo da metodologia de Inbound Marketing é transformar visitantes do site pela primeira vez em eventuais clientes e, por conseguinte, promotores de sua marca.

Várias táticas do marketing de atração se baseiam na conquista deste objetivo, mas seja por razões orçamentárias ou a não percepção do valor de cada componente do Inbound Marketing, muitas empresas não se comprometem com um programa de entrada completo.

Embora alguns componentes possam, inicialmente, serem difíceis de vender, discutiremos por que as oito táticas a seguir são cruciais, assim como falaremos sobre o funcionamento delas juntas para ajudar as empresas a alcançarem suas metas de marketing. 

Então continue lendo o artigo e entenda as 8 táticas, que são:

  1. Blog;
  2. Marketing de Mídia Social;
  3. Criação Avançada de Conteúdo;
  4. E-mail Marketing;
  5. Automação de Marketing;
  6. SEO (Otimização nos Mecanismos de Busca),
  7. Design Dirigido pelo Crescimento;
  8. Conteúdo de vídeo.

 

inbound-marketing Cena do filme “Homem de Ferro”.

 

1. Blog (essencial no Inbound Marketing)

O blog é o elemento fundamental de um plano de Inbound Marketing. Envolve a criação de artigos de blog úteis e relevantes que abordam os pontos problemáticos de suas personas alvo.

Essas peças educacionais desempenham um papel importante na atração de leads, assim como ajudam a impulsionar o tráfego orgânico para seu website.

É importante entender, no entanto, que os resultados não virão da noite para o dia. A uma taxa de um artigo/semana do blog (o mínimo que recomendamos), normalmente leva de 12 a 18 meses até que as empresas vejam um crescimento exponencial do tráfego.

O Google recompensa a consistência por meio de um cronograma de publicação dedicado de pelo menos um artigo por semana. Portanto, você pode esperar um crescimento exponencial do tráfego após cerca de 55-70 artigos, seguido de um crescimento constante à medida que continua a publicar com consistência.

 

2. Marketing de Mídia Social

O que são os artigos de blog de alta qualidade se eles nunca são vistos?

Embora o conteúdo de qualidade seja certamente recompensado ao longo do tempo pelo Google na pesquisa orgânica, é importante que as empresas e seus funcionários promovam artigos de blog em mídias sociais imediatamente, visto que isto permitirá que o conteúdo seja acessado por mais pessoas em um período mais curto de tempo.

Recomendamos compartilhar esses artigos em perfis de empresas como o LinkedIn e o Facebook, assim como incentivar a equipe a compartilhar esses artigos com seus próprios perfis nas redes sociais.

Portanto, compartilhar artigos novos e antigos da empresa, conteúdo relevante de terceiros e postagens promovendo a cultura da empresa também ajudará a gerar tráfego para o site, assim como a construir a imagem da sua empresa nas redes sociais.

 

3. Criação Avançada de Conteúdo no Inbound Marketing

A criação de conteúdo avançado não apenas gera novos contatos, mas também pode direcionar os contatos existentes mais abaixo no funil de vendas.

O conteúdo avançado é oferecido de várias formas, mas alguns dos tipos mais comuns incluem eBooks, planilhas e guias de passo a passo.

Essas peças de conteúdo normalmente aprofundam-se mais em tópicos do que em artigos de blog e são ideais para serem promovidos no final de artigos do blog como uma call-to-action (CTA).

Recomendamos enfaticamente que nossos clientes produzam uma parte de conteúdo avançado a cada mês, pois é uma excelente ferramenta para capturar conversões e mostrar conhecimento sobre os tópicos em que seus clientes em potencial são interceptados.

 

4. Email Marketing

Uma estratégia de marketing por e-mail bem trabalhada é crucial para fornecer aos possíveis clientes o conteúdo certo no momento certo.

E-mail marketing é realmente a cola para o Inbound Marketing, pois permite que você promova novos artigos de blog para os assinantes do blog, assim como novas peças de conteúdo avançado para aqueles que optaram por comunicações por e-mail.

Você pode desenvolver uma estratégia automatizada de fluxo de trabalho – listas – para que seus leads progridam no funil de vendas.

 

5. Automação de Marketing (Fluxos de Trabalho de Nutrição de Leads)

Uma pesquisa recente da Hatbuck revelou que 80% das empresas participantes relataram que a automação de marketing aumentou o número e a qualidade dos leads para seus negócios.

Ao empregar a automação de marketing, como fluxos de trabalho de promoção de artigos de blog e conteúdo avançado por e-mail, as equipes de vendas ficam muito mais satisfeitas, já que conseguem conectar com os leads que já foram alimentados com conteúdo relevante.

Com o Lead Score permitido por algumas automações, você sabe qual lead interagiu mais e está mais preparado para receber alguma oferta.

 

6. Inbound Marketing e a Otimização do Mecanismo de Busca (SEO)

Já falamos sobre a importância dos blogs e do conteúdo avançado, mas sem uma estratégia de otimização de mecanismos de pesquisa, esse conteúdo pode nunca ser encontrado organicamente em primeiro lugar.

O SEO de qualidade começa com a pesquisa de palavras-chave e uma estratégia de palavras-chave bem definida, que aprimora as palavras e frases que as pessoas-alvo provavelmente pesquisarão – aquelas que lidam com seus pontos problemáticos.

Por exemplo, se você é um fabricante de equipamento original que entende que as perspectivas estão lutando contra o custo do seu equipamento versus alternativas, escrever um artigo sobre “5 razões pelas quais o custo de X é tão alto” fornecerá respostas honestas e explicará o valor do seu produto para os clientes em potencial, além de segmentar palavras-chave com probabilidade de atrair volume em seu setor.

Embora existam muitos outros fatores que influenciam o SEO, incluindo a experiência do usuário do website (por exemplo, design de dispositivos móveis e segurança de sites), tudo começa com as melhores palavras-chave baseadas em seus compradores em potencia, assim como a criação de conteúdo altamente segmentado.

 

7. Abordagem do Design dirigido pelo crescimento (GDD) para o seu site

Sites antigos exigiam muito tempo dedicado ao planejamento e ao lançamento do site, apenas para permitir que o site permanecesse lá até que se tornasse obsoleto novamente dentro de alguns anos.

O Growth Driven Design inverte esta antiga prática conforme adota uma abordagem interativa, centrada no usuário e orientada por dados para a melhoria do site.

Uma abordagem GDD exige a análise do comportamento do usuário em seu website, que informa as áreas de aprimoramento e atualizações a serem feitas, as quais melhoram a experiência do usuário e direcionam os mesmos para o conteúdo em que mais se interessam.

 

8. Conteúdo de Vídeo para Inbound Marketing

Poderíamos colocar isso sob uma categoria mais ampla chamada “estratégia de conteúdo”, mas junto com blogs e conteúdo avançado, o vídeo merece uma categoria por conta própria.

Houve uma recente explosão no conteúdo de vídeo e estima-se que o tráfego de vídeo seja responsável por aproximadamente 80% do tráfego de Internet do consumidor até 2021! Portanto, não há melhor momento do que agora para usar o vídeo como parte de sua estratégia de marketing de entrada.

Em qualquer setor, há uma grande variedade de conteúdo de vídeo que pode despertar o interesse de seus clientes em potencial, incluindo depoimentos de clientes, vídeos de demonstração de produtos, estudos de caso e videoblogs. A chave é educar o público sobre o valor desses conteúdos de tal forma que se interessem em sua solução, seja ela produto ou serviço.

 

Veja aqui 5 motivos para investir em Inside Sales em 2019.

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