Como otimizar a prospecção de clientes por e-mail

Em síntese, com o aumento da concorrência nas vendas pela internet, existe também a necessidade de aumentar a prospecção de clientes por e-mail.

Além disso, saber como prospectar mais usando esse canal pode contribuir diretamente na sua estratégia de vendas pela internet.

Continue lendo e entenda:

  • Como funciona a prospecção por e-mail?
  • Como otimizar a prospecção de clientes por e-mail?

Lembrando que para você ter resultados objetivos e financeiros é preciso colocar as dicas e estratégias apresentadas neste artigo em prática.

prospeccao-de-clientes-por-e-mail

Como funciona a prospecção de clientes por e-mail?

Em resumo, a prospecção por e-mail é similar à prospecção por outros canais.

Todavia, existem algumas diferenças básicas devido ao formato deste canal de comunicação.

Desse modo, para prospectar por e-mail é preciso ter cuidado com todos os aspectos, como tamanho do título, conteúdo enviado, forma de ofertar produtos ou serviços, entre outros.

Para nossa compreensão neste artigo, a prospecção pode ocorrer de duas formas:

No primeiro caso, a pessoa pode fornecer o contato para receber e-mails de conteúdo e ofertas da sua empresa.

Por outro lado, no segundo caso, você mesmo pode encontrar e-mails de pessoas interessadas por outros canais e realizar o primeiro contato frio.

Dessa maneira, após ter o contato do prospecto você pode enviar e-mails de conteúdo com ou sem oferta de acordo com seu fluxo de cadência.

Isto é, basicamente você e sua empresa precisam ter o contato de e-mail do prospecto e ter e-mails escritos para serem enviados.

 

Como otimizar a prospecção de clientes por e-mail?

Em suma, existem alguns aspectos que podem otimizar suas chances de prospectar por e-mail.

 

Só para exemplificar, veja os seguintes aspectos:

 

Tamanho do Assunto

Devido aos acessos cada vez mais frequentes dos e-mails em dispositivos móveis os títulos menores tem maior destaque. Por esse motivo, foque em ser objetivo e pessoal nos assuntos.

 

Contagem de palavras

Do mesmo modo que os assuntos, o conteúdo dos e-mails deve ser curto, se possível parecer que foram escritos manualmente.  Assim sendo, não seja prolixo ou enrole para apresentar suas ideias.

 

Contagem de perguntas

De forma geral, perguntas podem aumentar suas chances de uma resposta, contudo não podem ser usadas em exagero. Uma ou duas perguntas apenas são suficientes, pois muitas perguntas podem tirar o foco do objetivo principal e causar uma experiência ruim no prospecto.

 

Nível de Leitura

Sempre verifique a fluidez dos conteúdos enviados por e-mail, ou seja, a facilidade com a qual o prospecto consegue absorver as informações mais importantes. Dessa maneira você garante maior aproveitamento e diminui as possibilidades dele desistir no meio da leitura e fazer outra atividade.

 

Positividade

O tom dos conteúdos que você envia influencia diretamente a taxa de respostas dos prospectos, por isso, foque em ser levemente positivo em seus e-mails. Procure ler mais de uma vez o conteúdo para ter certeza de que o tom está adequado antes de realizar os envios.

 

Contagem de palavras de SPAM

Um dos filtros mais importantes dentro dos sistemas de e-mail, seja ele qual for, é o filtro de SPAM. Assim sendo, procure evitar a repetição de palavras que indiquem que seu conteúdo possa ser promocional.

Só para ilustrar, evite repetir as seguintes sentenças: agora, já, última chance, não perca tempo, saiba mais, leia agora, oferta, grátis, promoção, entre outras.

Ressaltando que é possível verificar quantas vezes esses termos se repetiram no próprio navegador pressionando CTRL+F e digitando a sentença que deseja contar.

 

Para Concluir!

Como é possível notar na leitura deste artigo, para otimizar a prospecção de clientes por e-mail é preciso seguir alguns passos.

Além disso, assim como outros canais, a prospecção deve acontecer com a permissão do prospecto e entregando valor que faça diferença para ele.

 

Veja aqui como prospectar clientes com Inside Sales em 5 passos

Quero receber um diagnóstico gratuito da minha empresa

 

Se você gostou deste conteúdo compartilhe com seus amigos nas redes sociais e também no Whatsapp.

Caso tenha alguma dúvida sobre este tema deixe nos comentários, pois estamos à disposição para responder e ajudar.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Comentários

Postagens recentes

Receba um diagnóstico gratuito!

Modernize seu processo de vendas agora, antes que seus concorrentes o façam.
Fale com um de nossos consultores e entenda os gaps no seu processo e acelere seu crescimento.