Outbound Sales VS Vendas Tradicionais: entenda a diferença!

Este é o artigo perfeito para você entender como o Outbound Sales pode mudar a forma com que você faz vendas e prospecta clientes.

Se você ainda está preso no modelo de vendas tradicionais, pode ser o fato pelo qual suas vendas não alcançam os resultados esperados.

Portanto, leia o artigo completo e entenda como método Outbound melhorou o processo de vendas em sua totalidade!

Outbound-Sales

O OUTBOUND SALES CHEGOU PARA MUDAR!

Antigamente, na maioria das empresas, a área de vendas era composta apenas por vendedores. De tal forma que todos eram responsáveis pelo processo de prospectar, qualificar e fechar novos contratos. Como isso, muitas vezes abandonavam determinada tarefa para focar em outra. Ou seja, prospectavam, e, na hora de qualificar, deixavam a prospecção “de lado” para trabalhar um lead que tinha mais chance de fechar o contrato. Assim, não era gerada previsibilidade de vendas, impossibilitando que o negócio fosse escalado. Além disso, não conseguiam manter o foco e a continuidade em todo o processo. Portanto, o processo era inconstante.

 

Foi então que surgiu o Outbound Sales (modelo de prospecção ativa otimizado)

O Outbound chega para melhorar todos os processos e tarefas de prospecção, porque permite a constância que, consequentemente, gera previsibilidade para escalar a receita.

No processo Outbound foi acrescentado mais um departamento, o qual agora é responsável pela geração e qualificação de leads. Este departamento é mais conhecido pela presença dos SDR’s, ou seja, Sales Development Representative. Com a utilização do Big Data para realizar pesquisas de oportunidades (pré-qualificação) e através de fluxos de cadência (contatos via e-mail, linkedin, ligações, etc), esse departamento gera informações estratégicas sobre os possíveis futuros clientes e realiza contatos personalizados com os prospectos para que eles avancem na jornada de compras (e no funil de vendas).

Isso permite que o prospector prepare um discurso específico e personalizado para atender todas as dificuldades e necessidades dos leads.

Assim, quando o prospector entrar em contato (por telefone ou via internet), ele já terá as respostas perfeitas para o seu cliente.

É importante ressaltar também que nas vendas tradicionais era quase inexistente a pré qualificação das oportunidades. Ou seja, empresas como as de telemarketing prospectavam incansavelmente pessoas com o propósito de vender produtos ou serviços. Porém, não levavam em consideração as necessidades que cada consumidor possui. É exatamente neste último ponto que o método Outbound otimizou o processo de vendas, pois ao levar em consideração as necessidades do seu cliente, fica muito mais fácil agir como “consultor” com o objetivo de ajudar, ao invés de apenas ofertar produtos ou serviços.

 

NO QUE O OUTBOUND MELHOROU O PROCESSO DE VENDAS?

Muitas pessoas falam sobre o “talento de vendas”, algo que era necessário no modelo de vendas tradicionais. O vendedor tinha que ter experiência e capacidade para criar processos de conexão (rapport) com os leads e alimentar essa conexão. Acima de tudo não podia perder o timing de prospecção, para não “esfriar” o lead.

Como já falamos anteriormente, no Outbound Sales, o talento de vendas é basicamente colher informações dos leads ao longo do processo. Ou seja, é importante mapear as informações dos possíveis clientes para depois abordá-los através dos fluxos de cadência. Assim, essas informações permitirão um contato mais íntimo e direcionado.

Times de vendedores Outbound possuem em sua rotina a prospecção de potenciais clientes dentro e fora do escritório, utilizando ferramentas de segmentação, participando de eventos e encontros de negócios para buscar indicações.

Outro fator que incentivou bastante as grandes empresas a utilizarem mais o novo modelo, é a possibilidade de ter indicadores de performance e de evolução. Talvez esse seja um dos pontos mais gritantes nas áreas comerciais que seguem o método tradicional.

Antigamente, você tinha apenas um indicador: a receita. Com isso, as etapas do processo não eram medidas. O gestor não sabia a quantidade correta de vendedores que devia ter para atingir uma meta.

Hoje, com o Outbound, é possível medir as taxas de conversão e o número de conexões bem sucedidas, possibilitando saber o número de clientes que serão acrescentados na base.

Entenda mais como utilizar o Outbound no seu negócio clicando AQUI.

 

CONCLUINDO                                                    

O Outbound Marketing torna o processo de prospecção e vendas mensurável e previsível.

Permite também que o prospector tenha mais tempo para concluir todas as tarefas.

Além de facilitar que encontremos os dados do lead e saibamos suas necessidades, proporciona que as reuniões sejam online (videocalls). Consequentemente, economizando o tempo de reuniões, visitas e negociação.

Agora, tudo pode ser feito online!

 

Veja aqui como criar uma máquina de vendas com Inside Sales

Quero receber um diagnóstico gratuito da minha empresa.

 

Se você gostou deste conteúdo compartilhe com seus amigos nas redes sociais e também no Whatsapp.
Caso tenha alguma dúvida sobre este tema deixe nos comentários, pois estamos à disposição para responder e ajudar.
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Comentários

Postagens relacionadas

Receba um diagnóstico gratuito!

Modernize seu processo de vendas agora, antes que seus concorrentes o façam.
Fale com um de nossos consultores e entenda os gaps no seu processo e acelere seu crescimento.