Nicho de mercado: o que é, como definir e gerar lucro?

Em um mercado cada vez mais competitivo, entregar a sua solução para o cliente ideal é resultado de um nicho de mercado bem definido.

Ou seja, diferente do que muitas pessoas pensam, estabelecer limites e foco na aquisição de cliente pode aumentar seu faturamento.

Portanto, continue lendo e entenda:

  • O que é nicho de mercado?
  • Como definir um nicho de mercado?
  • Como gerar lucro com nichos de mercado?

 

Lembrando sempre que é importante contar com a ajuda de uma empresa experiente em Inside Sales para conseguir melhores resultados nas vendas.

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O que é nicho de mercado?

O nicho de mercado nada mais é do que um extrato mais refinado do seu público-alvo.

Sendo assim, é um grupo de pessoas que têm maior interesse em adquirir sua solução por se encaixar melhor dentro do seu Perfil de Cliente Ideal.

Quando este grupo de pessoas está bem definido você terá maior assertividade durante as interações, seja na qualificação ou na apresentação da oferta.

O principal motivo disto ocorrer é o ganho de experiência sobre um grupo seleto de pessoas ao longo do tempo, e maior familiaridade com os problemas e desafios desse grupo. Diferente de uma empresa que procura vender para todo tipo de cliente, focando apenas na dor mais específica e esquecendo o estilo de vida e outros fatores que contribuem para a decisão de compra.

Por esse motivo é importante ter um nicho de mercado bem definido para produtos e soluções específicas, que se encaixem bem para determinados grupos.

Agora que já entendemos o que é nicho de mercado precisamos entender como definir esse grupo de pessoas.

 

Como definir um nicho de mercado?

Para começar é essencial ter um perfil de cliente ideal, onde a empresa define o tipo ideal de pessoa ou empresa que pode adquirir a solução e obter os resultados esperados.

Temos artigos aqui no blog que podem aprofundar neste tema caso tenha maior interesse.

Em seguida, com base no perfil de cliente ideal é possível definir um grupo de pessoas próximas que podem ser semelhantes por uma série de fatores e focar nelas. Ajustando a produção de conteúdo para redes sociais, a comunicação por e-mail e até mesmo as ofertas realizadas seja on-line ou por meio de vendedores.

Como por exemplo: um produto que contribua para melhorar a gestão de produção através de uma metodologia inovadora para pequenas empresas. Esse é um tipo de oferta realizada para um nicho de mercado que será melhor aproveitada se tiver definida uma localidade específica, dados demográficos e psicográficos do comprador, o tipo de empresa, tamanho da empresa, hierarquia, etc.

Informações as quais são importantes para definir melhor quais os prospectos com maior facilidade em adquirir a solução e, por consequência, terem maior aproveitamento.

 

Como gerar lucro com nichos de mercado?

Primeiro é importante ressaltar que este tipo de abordagem é interessante para empresas com um bom serviço ou produto e que tem dificuldade de crescer de modo generalista, ou seja, atendendo todo mundo.

Atender em escala, uma quantidade grande de clientes, pode ser muito estressante, e não são todas as empresas que podem e devem investir neste caminho.

Portanto, focar em um nicho de mercado pode ser sua oportunidade de ajustar sua solução para um grupo de pessoas e faturar mais com isto.

Ao focar, sua empresa poderá produzir melhores conteúdos, respondendo perguntas especificas, e atingindo o real interesse dos clientes.

Além disto, poderá trazer melhores resultados ofertando um produto ou serviço que atende uma demanda sob medida.

Assim a sua empresa pode ser conhecida e recomendada por pessoas dentro deste grupo seleto para outros potenciais clientes com selo de qualidade e resultados acima da média.

 

Para Finalizar!

Como foi possível notar no artigo, ter um nicho de mercado bem definido pode contribuir para aumentar seu faturamento.

Isto é, focando em entregar a melhor solução possível para um desafio especifico de um grupo seleto de pessoas.

 

LEIA TAMBÉM: Técnicas de Rapport: 5 dicas para aumentar as vendas.

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