Como utilizar o Outbound Marketing no seu negócio?

O Outbound Marketing é um processo de prospecção ativa.

Os processos e estratégias de vendas e marketing evoluem, uma vez que o comportamento das pessoas são ditados pelo mercado.

É diferente do Inbound Marketing onde você procura atrair seus leads.

No Outbound, você se comunica diretamente com um lead específico gerando valor para ele.

De modo que, normalmente, são utilizadas formas interruptivas de abordagem ao prospecto.

É um processo onde o ROI costuma ser bem mais veloz, mas menos escalável.

outbound

COMO ESTRUTURAR O OUTBOUND MARKETING

Quais critérios devo analisar antes de estruturar o Outbound na minha empresa?

Verificar seu modelo de negócios é o primeiro passo, pois, te permitirá direcionar todas as suas estratégias para o processo de vendas.

É um modelo de negócios complexo com um ticket médio alto e um ciclo de vida longo, ou um modelo menos complexo com ticket médio baixo e ciclo de vida curto?

Faz mais sentido você gerar volume? Ou você tem clientes de extrema qualidade para compensar no seu faturamento?

Responder essas perguntas são essenciais para que você tenha previsibilidade e direcionamento na hora de tomar decisões.

Outro passo é estruturar o Funil de Vendas de forma que represente a jornada do prospecto.

Visto que ele vai representar a evolução e a maturidade do seu lead.

Qual esforço deve ser feito para conectar com o cliente e concretizar uma venda?

Definir toda a parte estrutural do processo de prospecção te ajuda a organizar as tarefas à proporção que você aperfeiçoa seus resultados.

Assim, você saberá se precisa de representantes para realizar uma visita, ou se precisa se locomover para uma reunião.

Fazer um planejamento economizará seu tempo enquanto permite investir esforços em outras tarefas do processo.

 

QUAL A MELHOR FORMA PARA ENTRAR EM CONTATO COM O PROSPECTO?

Dentro dos potenciais clientes, você deve entender quem é a persona, para negociar diretamente com um tomador de decisões.

Definir o ICP (Perfil do Cliente Ideal). Para qual segmento deve ser direcionada a mensagem?

Na hora de entrar em contato, criar fluxos de cadência te permite personalizar a mensagem com seus prospectos utilizando meios como Linkedin, Email e Cold Calls.

Assim, entender qual a melhor forma de organizar os fluxos de cadência faz com que você conheça cada vez mais seu prospecto.

Enquanto o fluxo automatizado se mostra um pouco limitado, o fluxo semi-automatizado permite criar tarefas que podem ser personalizadas ou customizadas.

Bem como utilizar touchpoints diferentes na abordagem faz você gerar mais engajamento com seus prospectos e consequentemente mais conversões.

Você deve entender qual a melhor forma de estruturar os fluxos de cadência e quais são os principais pontos a serem trabalhados em uma conversa.

É muito importante retirar informações do seu prospecto e SEMPRE perguntar antes de oferecer uma solução. Por isso, se demonstre especialista e com vontade de ajudar.

 

LEMBRE-SE                                                                                                                 

Marketing e vendas tendem a andar junto e se complementarem.

Outbound Marketing é um processo constante e diário que não acontece em períodos específicos.

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